• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Biológicas (Curitiba)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Utilização de material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo para o ensino de ciências e biologia

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    TCC SUELEN ZONTTA KIEM E LUIZ GUILHERME DOS SANTOS RIBAS.pdf (1.346Mb)
    Data
    2015
    Autor
    Kiem, Suelen Zontta
    Ribas, Luiz Guilherme dos Santos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O desenvolvimento de técnicas e materiais didáticos inovadores é crucial para o aprimoramento da prática didática em sala de aula. Quando tais técnicas e materiais são de fácil acesso e baixo custo, viabilizam seu uso por educadores de diversas realidades sociais e econômicas. Este trabalho avaliou o uso da técnica de emblocagem de organismos em resina por meio de uma dinâmica. Especificamente, artrópodes foram emblocados para que fossem trabalhados temas como ecologia, evolução, importância social e econômica de tais grupos biológicos com alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual do Paraná. Previamente foi desenvolvido e aplicado um questionário com objetivo de investigar o conhecimento prévio dos estudantes quanto aos artrópodes. As atividades aplicadas em seguida se constituíram de uma dinâmica e concomitantemente uma aula dialogada, procurando promover a construção de conceitos ecológicos e evolutivos, através dos recursos didáticos e de imagens referentes a ambientes naturais dos organismos tratados. Para avaliar a utilização do material didático foram feitas anotações e filmagens das dinâmicas. Os estudantes, também relataram suas experiências durante a atividade, formulando questões relevantes quanto à aplicabilidade da técnica de material didático alternativo. A utilização do material zoológico emblocado em resina como recurso didático alternativo foi considerada uma técnica válida e aplicável. Além de ser pedagogicamente inovadora, indicou ser um recurso facilitador de ensino.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/41708
    Collections
    • Licenciatura [219]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV