Navegação Dissertações por assunto "Ensino - Metodologia"
Itens para a visualização no momento 1-9 of 10
-
Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
(2023)Resumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico ... -
Ateliê (des)educador
(2022)Resumo: Esta pesquisa narra um encontro entre ateliê, arte e infâncias, onde o espaço manifesta rastros de presenças e outros modos de pensar educação. Conforme os autores são apresentados, a escrita encontra a linha que ... -
A construção de jogos na perspectiva do desenho universal para aprendizagem : caminhos possíveis para experiênciasde aprendizagem na educação infantil
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação aborda o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem, na perspectiva inclusiva, com crianças de uma turma do pré-escolar de um Centro Municipal de Educação ... -
Dispositivos digitais como objetos digitais de aprendizagem : uma curadoria com enfoque na prática educativa da educação básica
(2022)Resumo: A dissertação originou-se no contexto da pandemia da Covid-19, momento em que a educação não pôde ser presencial e passou a ser no modelo híbrido, e mediada por tecnologias digitais. Constatou-se a necessidade de ... -
Entre a pedagogia dos multiletramentos e as competências digitais : narrativas plurais de educadoras de língua portuguesa da Rede Estadual do Paraná
(2022)Resumo: Esta pesquisa obteve seu foco em analisar a percepção das competências digitais nas práticas pedagógicas de educadoras de Língua Portuguesa da rede pública do Estado do Paraná (SEED-PR) por meio de suas narrativas ... -
As etapas do steam nas práticas didáticas com modelagem matemática na educação básica
(2022)Resumo: Esta dissertação evidencia as etapas do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em atividades Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é indicar as proximidades entre ... -
Narrativas de docentes da EJA na construção do ciclo de aquisição do conhecimento por meio do dispositivo digital Luz do Saber
(2021)Resumo: O presente estudo está inserido na Linha de Pesquisa – Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Mestrado em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem ... -
Uma proposta de formação continuada para professores da educação especial com ênfase na comunicação aumentativa e alternativa
(2022)Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação envolveu temáticas sobre Formação de Professores, Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva e Comunicação Alternativa com base na seguinte problematização: Que ... -
O uso dos cartazes da Guerra Civil Espanhola nas aulas de espanhol do ensino médio integrado : percepções sobre a imagem a partir da cultura visual
(2020)Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma investigação, que mescla Teoria e Prática de Ensino, no campo da cultura visual com estudantes do ensino médio integrado ao curso técnico em processos fotográficos. ...