Educação infantil : crianças no CMEI pós-pandemia
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Data
2024Autor
Costa, Cassiana Cordeiro de Oliveira da
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Resumo: A pesquisa tem como objetivo problematizar o retorno das crianças no período pós pandêmico às turmas de pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em um município da região metropolitana de Curitiba. Durante a pandemia da Covid-19 (2020 e 2021), o atendimento presencial nas instituições educativas foram suspensos devido a problemas sanitários, com isso as crianças ficaram em casa sendo cuidadas por um adulto ou familiar. Para isso, essa pesquisa busca compreender como aconteceu o retorno das crianças para o CMEI, a pedagoga e professoras precisaram organizar propostas de atividades e estratégias para criar um retorno seguro para todos. O conceito de processo civilizador desenvolvido por Norbert Elias é utilizado como base teórica para compor a pesquisa. A pesquisa é um estudo de caso, para compreender os dados e resultados foi necessário a realização de entrevistas semiestruturadas com a pedagoga e as professoras do CMEI, as entrevistas foram gravadas e transcritas, com devida autorização. A partir das respostas para a entrevista semiestruturada foram criados quadros para apresentar as respostas e análises das profissionais. A investigação contribuiu para compreender como o CMEI é um importante espaço civilizador na educação das crianças, a partir das interpretações da pedagoga e das professoras que trabalharam na mesma instituição durante o período (durante e pós-pandemia) foi possível perceber que as crianças que frequentaram o CMEI em 2021 tiveram pouca ou nenhuma dificuldade em se adaptar, desenvolver-se e comportar-se. Por outro lado, as crianças que não tiveram acesso à Educação Infantil em 2021 e ingressaram no CMEI em 2022 enfrentaram dificuldades em se adaptar, entrar na rotina, socializar-se e relacionar-se, apresentando comprometimento na fala e dificuldade em brincadeiras que exigiam movimento do corpo. Abstract: The researchaimsto problematize thereturnofchildrentopreschool classes at a Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) in a municipality in themetropolitanregionof Curitiba. Duringthe Covid-19 pandemic (2020 and 2021), face-to-face attendanceateducationalinstitutionswassuspendedduetohealthproblems. In thisemergencyand provisional context, teachersneededto organize proposals for writtenactivitiestomeet curricular demandsat a distance. The childrencarried out theseactivities in their homes, withremoteguidancefromtheteachersand, often, withthe help oftheirfamilies. More specifically, thebehaviorof post-pandemicchildrenisanalyzed in relationtothedisciplining processes thatguidetheir individual andcollectiveconduct in schoolfiguration, processes thatwereabsentduringtheemergencyperiod. The conceptofcivilizingprocessdevelopedby Norbert Elias willbeused as a theoreticalbasis. Methodologicallyclassified as a case study, basedon data collectedthrough interviews withthepedagogueandteachersofpreschool classes, theinvestigationintendstocontributetotheanalysisofthe CMEI as a socializingspace for children'seducation, highlightingthe postpandemiclimitsandpossibilitiesbasedontheinterpretationsofprofessorswhoworkedatthesameinst itutionthroughouttheperiod (duringand post-pandemic).
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