Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 16
Práticas corporais de aventura nas aulas de educação física : as possibilidades pedagógicas no 5º ano do ensino fundamental
(2016)
Resumo: A presente pesquisa analisa possibilidades de vivências e experiências das Práticas Corporais de Aventura na Dimensão da Educação Ambiental nas aulas de Educação Física. O estudo privilegiou o diálogo entre as ...
A mudança climática global e o ensino de ciências do ensino fundamental : conteúdos, metodologias, material didático e potencialidades para educação ambiental
(2016)
Resumo: O fenômeno da mudança climática global causa impactos nos sistemas naturais e sociais, constituindo-se em um desafio posto a toda humanidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental representa uma dimensão intrínseca ...
Desafios e contribuições do Pnaic matemática para a prática pedagógica de professores da Rede Municipal de Curitiba
(2016)
Resumo: Esta dissertação apresenta uma investigação relacionada ao processo de formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC Matemática na Rede Municipal de Curitiba, a partir das percepções ...
Diálogos entre o currículo e formação de professores : reflexões em torno do projeto-piloto Edupesquisa
(2016)
Resumo: Essa dissertação trata da importância de discutir o currículo na formação continuada de professores, trazendo à tona a própria experiência docente e seu histórico de capacitações como demonstrativo da real necessidade ...
O uso de dicas de aprendizagem no processo de ensino de habilidades motoras com crianças do primeiro ano de ensino fundamental
(2016)
Resumo: A educação física para os anos iniciais do ensino fundamental deve buscar o ensino das habilidades motoras fundamentais que são como blocos de construção para o desenvolvimento de habilidades mais complexas. Como ...
O uso de dicas de aprendizagem na aquisição de habilidades motoras pelo deficiente intelectual
(2016)
Resumo: O objetivo do presente estudo foi analisar a aquisição de habilidades motoras através do uso de dicas de aprendizagem, como estratégia cognitiva, com alunos com deficiência intelectual, classificada como leve e ...
A importância da pesquisa para a formação continuada na prática pedagógica dos professores no ensino básico
(2016)
Resumo: Este trabalho se insere na linha de Pesquisa Formação da Docência. O presente trabalho tem por objeto de pesquisa a Intencionalidade do professor em realizar estudos e pesquisas na prática cotidiana escolar. Tem ...
Tênis de campo na escola : a utilização de dicas de aprendizagem visando melhorar o foco de atenção em alunos do ensino fundamental
(2016)
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar a eficácia do uso das dicas de aprendizagem no ensino de habilidades do tênis de campo, para alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O ensino do tênis de campo foi ...
Práticas de educação ambiental nos centros de educação integral da Rede Municipal de Ensino de Curitiba : desafios e possibilidades
(2016)
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Educação Ambiental está sendo desenvolvida nos Centros de Educação Integral (de 1º ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba (RME). Para tanto, ...
A ação mediadora dos pedagogos na hora-atividade de professores do ensino médio : novas dimensões de atuação
(2016)
Resumo: A presente dissertação objetivou investigar a ação mediadora desenvolvida pelos pedagogos de uma escola da rede estadual de Curitiba - Paraná, no contexto de uma formação continuada em serviço de professores do ...