Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 11
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
(2018)
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático ...
O direito à educação no contexto do ensino médio : análise das proposições do legislativo federal após a EC 59/2009
(2019)
Resumo: Considerando que a Emenda Constitucional 59/2009 apresenta preceitos constitucionais potentes para a efetivação do direito à educação em nível médio e tendo sido o próprio legislativo federal o propositor da EC ...
Escolas ocupadas no Paraná : juventudes na resistência política à reforma do ensino médio (Medida Provisória 746/2016)
(2018)
Resumo: A tese apresentada construiu-se ao longo de curso de Doutorado em Educação e intitula-se "Escolas ocupadas no Paraná: juventudes na resistência política à reforma do Ensino Médio (Medida Provisória 746/2016)". O ...
O conhecimento escolar sobre mudança climática nos livros didáticos do ensino médio - PNLD/2015
(2019)
Resumo: Esta pesquisa analisou em que medida o conhecimento escolar sobre Mudanças Climáticas abordado em Livros Didáticos de Biologia, Física, Química e Geografia, do PNLD/2015, recebidos por escolas do município de ...
A Lei nº 13.415/2017 e a educação profissional : uma análise dos caminhos da reforma nos Institutos Federais
(2023)
Resumo: Os Institutos Federais (IF), criados pela Lei nº 11.892/2008, são instituições de Educação Superior, Básica e Profissional, e representam um momento de valorização da educação profissional e técnica dentro das ...
A relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro : em disputa a formação dos jovens e a gestão da da Escola Pública
(2016)
Resumo: O tema da Tese se refere à relação público-privado no contexto do Ensino Médio, a partir do imbricamento entre o Programa Ensino Médio Inovador e o Projeto Jovem de Futuro. Utilizamos como recorte analítico as ...
Atribuição de sentidos à experiência humana no tempo : a práxis como fundamento do método e da metodologia da didática da história
(2023)
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a práxis como fundamento do método e da metodologia da Didática da História para atribuição de sentidos a experiência humana no tempo. A problemática está relacionada ao ...
Um estudo sobre as relações com o saber de professores de química no ensino médio em diferentes etapas da vida profissional
(2023)
Resumo: Esta pesquisa objetiva compreender como se caracteriza a relação com o saber de professores de Química do Ensino Médio em diferentes etapas da carreira profissional. Para isto, tomou como base as experiências ...
Compreensões e significados de gestores e pedagogos do Ensino Médio do Núcleo de Educação de Curitiba sobre a formação continuada de professores
(2023)
Resumo: Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), busca responder o seguinte ...