Navegação Teses por título
Itens para a visualização no momento 184-203 of 374
-
Identificação, avaliação e atendimento das altas habilidades ou superdotação : uma análise crítica
(2020)Resumo: Este estudo pretendeu analisar criticamente como ocorre o processo de identificação, avaliação e atendimento educacional especializado ao estudante superdotado e como ele se percebe no contexto escolar e familiar. ... -
Imagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfância
(2016)Resumo: A pesquisa consistiu em compreender como o saber da experiência educativa incide na reflexão sobre o espaço-ambiente da educação infantil. Para isto, buscou referentes teóricos nos estudos de Contreras e Pérez, ... -
A imprensa escolar no Paraná : práticas escolares e cultura cívica no Estado Novo (1939-1942)
(2020)Resumo: Esta tese investiga a Imprensa Escolar, um conjunto de jornais escolares paranaenses, que traziam em suas edições textos diversos escritos por professores e estudantes. O recorte temporal da pesquisa (1939 - 1942) ... -
Inclusão das pessoas com deficiência na educação superior : uma análise da Universidade Federal do Acre
(2022)Resumo: O objetivo geral desta tese foi avaliar a política educacional para o acesso e a permanência de pessoas com deficiência à educação superior na Ufac. A Universidade Federal do Acre (Ufac) faz uso de ações afirmativas ... -
Indicadores de verificação e a educação das relações étnico-raciais : o monitoramento da efetivação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no ensino público do estado do Paraná
(2020)Resumo: A educação para as relações étnico-raciais, que se materializa no espaço escolar a partir de práticas pedagógicas e de gestão, representa o marco central de um processo de reconhecimento das identidades como parte ... -
Indicadores para a produção de materiais didáticos digitais na educação à distância : interação e hipertexto a partir do ponto de vista dos estudantes
(2020)Resumo: Esta investigação tem como objetivo propor indicadores que possam ser considerados na produção de materiais didáticos digitais para a educação a distância. A pergunta de pesquisa pode ser sintetizada de seguinte ... -
"Infelizmente, a Federal não é para todos" : desvelando desigualdades na educação superior a partir da percepçã do estudante evadido dos cursos da UFPR
(2024)Resumo: Este estudo tem como objetivo principal, a partir da percepção do estudante evadido, identificar e analisar as circunstâncias, aspectos relacionais e principais fatores institucionais que produzem a evasão nos ... -
A influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acre
(2022)Resumo: O presente estudo versa sobre a "A influência do diretor escolar sobre os resultados do IDEB na Rede Estadual do Acre", analisando as formas e processos educacionais desenvolvidos pela direção escolar que se traduzem ... -
A integração das disciplinas de estágio supervisionado e organização do trabalho pedagógico no curso de pedagogia : contribuição à constituição inicial da identidade profissional do/a pedagogo/a
(2022)Resumo: Esta tese de doutorado investiga o desenvolvimento integrado das disciplinas de Estágio Supervisionado e de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), na formação do pedagogo, no 5º ano do curso de Pedagogia da ... -
Intelectuais brasileiras e seus projetos formativos para a emancipação da mulher : a pedagogia feminista em disputa (1910-1940)
(2019)Resumo: O presente trabalho analisa os projetos formativos para a emancipação feminina em pauta nos debates ocorridos no início do século XX, mais especificamente, entre 1910 e 1940, período cuja conjuntura ensejou o ... -
Interação escola-família no processo de ensino de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) em tempos de pandemia
(2022)Resumo: Com a pandemia da COVID -19, alterou-se a rotina escolar de muitas crianças, inclusive as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, no ambiente escolar, contavam com sala de recurso, tutores, currículo ... -
As interações familiares no desenvolvimento afetivo-emocional do indivíduo com altas habilidades/superdotação : a questão do assincronismo
(2017)Resumo: A presente pesquisa investiga as bases epistemológicas do conceito de assincronismo e busca contribuir para revisar seu significado no desenvolvimento afetivo-emocional e cognitivo das pessoas com Altas ... -
Interdependência entre matemática e linguagem : proposição da holodisciplinaridade no ensino por meio da semiótica com o método affectfullness
(2021)Resumo: O presente trabalho tencionou verificar a viabilidade e as vantagens do ensino integrado de Matemática e Linguagem na educação escolar, em uma perspectiva holodisciplinar. Parte-se do pressuposto, com base no Sistema ... -
Interfaces das políticas de educação especial e educação do campo no contexto da Amazônia Acreana
(2022)Resumo: A tese intitulada "Interfaces das políticas de educação especial e Educação do Campo no contexto da Amazônia Acreana" faz referência a um estudo realizado na cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no interior do ... -
Uma interpretação sócio-histórica acerca da diversidade sexual na concepção de uma comunidade escolar em Rio Branco/Acre
(2022)Resumo: A mobilização cada vez intensa das minorias sexuais em defesa de sua dignidade não tem sido respaldada pelos sistemas de ensino tradicionais. O pânico moral em torno dos temas caros à comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, ... -
Intervenção pedagógica para o desenvolvimento cognitivo e moral de adolescentes com deficiência intelectual
(2019)Resumo: Com a crença de que um trabalho sistematizado metodologicamente e que protagoniza o aluno com DI (Deficiência Intelectual) como agente produtor de seu conhecimento e raciocínio promove desenvolvimento intelectual ... -
Um inventário de saberes, um repertório de fazeres : modos e práticas do ofício de ensinar na escola primária durante a segunda metade do séc. XIX (1856-1884)
(2019)Resumo: Tendo por tema a construção de saberes e a constituição de fazeres docentes que contribuíram para a configuração da profissão docente em meados do século XIX, este trabalho tem por objetivo específico evidenciar ... -
João Feijão, o superdotado amigão : por uma concepção interacional de assincronismo e superdotação
(2018)Resumo: À pessoa superdotada, reconhecida por apresentar um potencial acima do que se espera para sua faixa etária, é frequentemente outorgada a concepção de inabilidade social e déficit emocional. A ciência contemporânea ... -
Jornal Quinze de Novembro : forças educativas entre espaço de experiências e horizontes de expectativas (Curitiba, 1888-1890)
(2018)Resumo: Esta tese investiga o papel constitutivo da imprensa escrita nas ideias relacionadas à educação no contexto de instauração da República no Brasil, por meio da análise do jornal Quinze de Novembro, que circulou no ... -
Jovens alunos e aprendizagem histórica
(2013-06-27)Resumo: Na tripla perspectiva do campo da educação histórica, da experiência concreta da cognição histórica situada (BARCA, 2007; SCHMIDT, 2009), e da disciplina científica da didática da história que teceu a tríade teórica ...