Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 653-672 of 1290
-
O habitus dos professores formadores dos cursos de licenciatura em química, nos institutos federais de educação em Santa Catarina, e a constituição da prática como componente curricular
(2021)Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Química, ofertados nos Institutos Federais de Santa Catarina. A partir do referencial teórico-metodológico ... -
A harmonia imposta na dramatização do cotidiano : os atores sociais nas escolas e nos meios de comunicação durante a guerra das Malvinas
(1990)Resumo: Esta pesquisa se desenvolveu numa metodologia sócio-histórico-antropológica, para a compreensão do atuar e pensar dos sujeitos sociais nas escolas e meios de comunicação, na sociedade civil argentina, durante a ... -
Hibridismo cultural no manual didático de inglês
(2017)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de investigação discursivo/cultural do manual didático de língua inglesa Alive! no contexto do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD. Para tanto, parte da concepção ... -
Higienizar, cuidar e civilizar : o discurso médico para a escola paranaense (1886-1947)
(2009)Resumo: Com base na investigação dos discursos médicos referentes à higienização da escola, este estudo problematiza a difusão da ciência Higiene na sociedade paranaense no período compreendido entre 1886 e 1947. Os discursos ... -
História da assistência à criança pobre em Rio Branco - Acre : instituições, sujeitos e ações na década de 1940
(2016)Resumo: Esta tese analisa, por meio dos periódicos, em especial o jornal "O Acre", a história da assistência à criança pobre em Rio Branco, capital do Acre, nos anos de 1940. O objeto que se delineia é a assistência que ... -
A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
(2019)Resumo: Essa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual tem como premissa a aprendizagem histórica de estudantes quilombolas sobre a História Difícil (Burdening History) do Vale do Ribeira. ... -
A história do conceito de currículo no Brasil : da emergência do termo à formação do campo de pesquisa (1823-1986)
(2021)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar o processo histórico de emergência do conceito de currículo no Brasil e compreender como diferentes autorias e contextos institucionais influenciaram a variação ... -
História do Paraná : a construção do Código Disciplinar e a formação de uma identidade paranaense
(2003)Resumo: O presente trabalho partiu da seguinte questão norteadora: qual a relação entre a construção e consolidação de um código disciplinar da História do Paraná e a formação de uma identidade paranaense? Para tanto, ... -
A história infantil como unidade de experiências na primeira etapa do ensino de Primeiro Grau
(1984)Resumo: O presente estudo analisa as vantagens da história infantil como centro globalizador das atividades do currículo e fonte geradora do desenvolvimento dos objetivos propostos para educar. O propósito essencial ê ... -
História local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica
(2019)Resumo: Esta investigação tem por objetivo entender como a História Local está presente no ensino de História no Brasil e quais concepções de aprendizagem norteiam tal presença. De cunho qualitativo, apoia-se no referencial ... -
"História para Erês" : a literatura como fonte para o diálogo entre temas sensíveis e Educação Histórica
(2021)Resumo: A presente pesquisa, inserida no campo de investigação da Educação Histórica, tem como objetivo investigar a literatura infanto-juvenil de temas da História Sensível como fonte para o Ensino de História. O objetivo ... -
História, memória e educação no olhar Photographico de Guilherme Glück (Lapa, PR : 1920-1953)
(2015)Resumo: A presente pesquisa procura analisar um conjunto de 3.000 fotografias que compõe a Coleção Guilherme Glück, bem como os documentos referentes ao quotidiano do fotógrafo que atuou por aproximadamente quatro décadas ... -
Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
(2018)Resumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer um novo parâmetro para o processo interacional de organização dos conhecimentos, reconhecendo-o como elemento homeostático e capaz de estabelecer uma adequada integração no ... -
A ideia de competência na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal
(2023)Resumo: O propósito deste estudo de caso é analisar a ideia de competência presente na formação profissional da Polícia Rodoviária Federal. Para tanto, foram consultados seis policiais docentes em exercício a mais de quatro ... -
Identificação, avaliação e atendimento das altas habilidades ou superdotação : uma análise crítica
(2020)Resumo: Este estudo pretendeu analisar criticamente como ocorre o processo de identificação, avaliação e atendimento educacional especializado ao estudante superdotado e como ele se percebe no contexto escolar e familiar. ... -
A "ideologia de gênero" através das narrativas da Assembleia Legislativa do Paraná : o caso do Plano Estadual de Educação
(2019)Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as narrativas sobre gênero que envolveram a aprovação do Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025). Os argumentos utilizados pelas/os deputadas e deputados que subiram ... -
Igreja católica e educação feminina : o Instituto de Educação do Colégio Sagrado Coração de Jesus (Canoinhas-SC, 1936-1956)
(2004)Resumo: O objetivo norteador deste trabalho foi buscar resgatar parte da história do colégio Normal Sagrado coração de Jesus, instituição confessional católica, fundada em 1921 pela Congregação das Irmãs Franciscanas de ... -
Igreja Católica, educação feminina e cultura escolar em Ponta Grossa (Paraná) : a Escola Normal de Sant'Ana (1947-1960)
(2002)Resumo: Esta pesquisa tem como tema geral a Igreja Católica e a educação feminina e a instituição do Curso Normal em uma escola católica na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Para a análise deste tema, privilegiou-se o ... -
Imagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfância
(2016)Resumo: A pesquisa consistiu em compreender como o saber da experiência educativa incide na reflexão sobre o espaço-ambiente da educação infantil. Para isto, buscou referentes teóricos nos estudos de Contreras e Pérez, ... -
Impacto de um programa de ensino para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas na aprendizagem inicial da leitura e da escrita
(2016)Resumo: O presente trabalho teve como objetivo investigar os impactos de um programa de ensino voltado para o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfológicas sobre a aprendizagem da leitura e da escrita ...