Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 593-612 of 1305
-
Formação continuada em tecnologias na educação : o professor pedagogo e suas práticas nas escolas estaduais de Curitiba
(2020)Resumo: A presente pesquisa tem como tema o professor pedagogo e a formação continuada em tecnologias na educação. Esse tema emergiu das experiências profissionais da pesquisadora, somadas aos resultados de uma pesquisa ... -
Formação continuada on line de professores e pedagogos : contribuições teóricas do pensamento complexo
(2019)Resumo: A presente pesquisa, do Programa de Pós-Graduação, Doutorado em Educação da Universidade Federal do Paraná, tem por objetivo geral analisar possíveis contribuições para a prática pedagógica de um curso de formação ... -
Formação continuada online em comunicação alternativa para professores de educação especial
(2022)Resumo: A Comunicação Alternativa inclui recursos, estratégias e técnicas para o desenvolvimento de uma comunicação alternativa à fala do indivíduo. O interlocutor ocupa um papel significativo neste processo, portanto é ... -
Formação continuada online para professores de jovens com deficiência intelectual : uma abordagem integrativa
(2022)Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral, elaborar, implementar e avaliar o desenvolvimento de um programa de formação online para professores de educação especial do Estado do Paraná sobre a temática da abordagem ... -
Formação continuada para professores e tecnologias digitais : um olhar na ação pedagógica do atendimento educacional especializado com ênfase no autismo
(2023)Resumo: A presente pesquisa desenvolvida nesta tese com professores que atuam no atendimento educacional especializado, com ênfase na área do transtorno do espectro autista, investigando quais as formações continuadas ... -
Formação de coletivos escolares e os impactos na comunidade escolar
(2022)Resumo: A presente investigação desenvolvida tem como objetivo investigar como os princípios da gestão democrática se fazem presentes nas ações cotidianas e nos processos formativos dos coletivos escolares de modo que ... -
Formação de educadores ambientais : contribuições de Paulo Freire
(2015)Resumo: A tese trata da formação de educadores ambientais e objetiva - partindo de pesquisa de Mestrado - a aprofundar as contribuições da Pedagogia Emancipatória de Paulo Freire para essa formação. O referencial teórico, ... -
A formação de educadores nas dimensões ontológica, epistemológica e metodológica : o caso da pós-graduação em educação transformadora
(2020)Resumo: Transformações profundas estão sendo impulsionadas de forma interligada por globalização, crises econômicas, revolução tecnológica, mudanças nas competências profissionais e crise socioambiental. Diante desse ... -
Formação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbrida
(2021)Resumo: Esta tese constitui uma resposta às provocações de docentes e integrantes de escolas que buscaram a UFPR para formação continuada, após casos de tentativas e consumação do suicídio de estudantes. Resulta da estreita ... -
Formação de professores de física na percepção dos licenciandos : um estudo no IFPI - Campus Oeiras
(2023)Resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, tem por objetivo principal investigar a percepção dos licenciandos sobre o processo de formação de professores (as) de Física do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - ... -
Formação de professores de história : educação histórica, pesquisa e produção de conhecimento
(2017)Resumo: Perspectiva da pesquisa como princípio fundamental para que os professores se reconheçam enquanto produtores de conhecimento, refletindo sobre sua prática no ambiente escolar. Tem como ponto de partida a importância ... -
Formação de professores e educação do campo : questões e desafios no âmbito municipal
(2016)Resumo: Esta dissertação se reportou à formação de professores que atuam em escolas do campo em dois municípios rurais do Estado do Paraná, Tijucas do Sul e Quitandinha. Por terem as escolas sido nomeadas como escolas do ... -
Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972
(2023)Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a ... -
A formação de psicólogo escolar, egresso da Universidade Federal do Paraná : o estudo do currículo
(1989)Resumo: O objetivo principal deste trabalho foi detectar como o currículo do curso de Psicologia da Universidade Federal do Paraná contribui para a formação do Psicólogo Escolar, segundo a opinião deste profissional. O ... -
A formação do professor alfabetizador : caminhos e descaminhos
(1993)Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a forma como vem se dando a habilitação dos professores que atuarão como alfabetizadores. Na primeira parte destacaremos a necessidade da compreensão da educação como expressão ... -
A formação do professor de matemática : problemas e perspectivas
(1996)Resumo: Ao analisarmos as propostas curriculares de dezenove instituições responsáveis pela formação do professor de matemática, constatamos que elas seguem o currículo mínimo estabelecido pelo Conselho Federal de Educação ... -
A formação do professor no ensino superior : a questão das licenciaturas da UNIVALI – Letras – História e Geografia
(1996)Resumo: O presente estudo tem como objeto de análise a evolução histórica do processo de formação do professor no ensino superior, buscando compreender as licenciaturas e seus problemas. O propósito fundamental desse ... -
Formação do professor para uso da internet : o que querem os professores
(2016)Resumo: Esta pesquisa está inserida na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR, tendo como Área de Concentração em Educação, Cultura e Tecnologia. O fato ... -
Formação docente e o ensino médio a distância na educação de jovens e adultos
(2018)Resumo: O objetivo desta dissertação é compreender a percepção dos (as) professores (as) da Educação de Jovens e Adultos à distância sobre suas trajetórias de formação e as interferências na prática docente na Educação de ... -
Formação docente e prática pedagógica na educação em direitos humanos
(2017)Resumo: A formação docente em Direitos Humanos está intimamente ligada a uma prática pedagógica condizente com o respeito ao ser humano bem como de uma educação que privilegie as dimensões inter e multidisciplinar que ...