Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1210-1228 of 1290
-
Tecnologia instrucional : uma alternativa de ensino
(1980)Resumo: Com a intenção de oferecer mais uma contribuição ao estudo da problemática instrucional, o autor pretende: . Objetivos 1. Estimular a integração da Tecnologia Instrucional como forma de promover a melhoria do ensino ... -
A tecnologia no âmbito da Universidade aberta do Brasil : um estudo a partir da percepção dos alunos do curso de Pedagogia/UAB/UNIR
(2016)Resumo: A presente Tese encontra-se no âmbito das pesquisas sobre políticas educacionais e toma a formação de professores a distância como objeto de estudo. Trata-se de um estudo com os acadêmicos do curso de Pedagogia da ... -
As tecnologias e mídias digitais nas escolas e a prática do pedagogo : questões teóricas e práticas
(2016)Resumo: Esta pesquisa buscou investigar como se desenvolve a atuação do pedagogo no processo de integração das tecnologias e mídias digitais nas escolas de 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Para tanto, ... -
O tempo através do tempo : um mapeamento das produções acadêmicas sobre o(s) tempo(s) escolar(es) no campo científico educacional de 1999 a 2021
(2022)Resumo: Esta pesquisa teve como tema de estudo o tempo escolar e suas construções manifestadas no campo científico educacional e contou com o seguinte objetivo geral: investigar de que forma o campo científico educacional ... -
Tendências e perspectivas nas dissertações sobre masculinidades nos programas de pós-graduação em educação das universidades públicas do Paraná
(2022)Resumo: Em grande parte, os estereótipos de masculinidade destacam atributos tidos como biológicos e naturais, o que certificaria a concepção de um padrão de homem, o entendimento de um sujeito universal. O conceito de ... -
A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
(1988)Resumo: Pela análise textual dos conceitos da teoria de aprendizagem ausubeliana, evidencia-se a forma pela qual os postulados ocorrem em um esquema paradigmático. Procura-se assegurar a aplicabilidade da teoria ausubeliana ... -
Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
(1995)Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, ... -
Os termos de ajustamento de conduta para efetivação do direito à educação infantil : considerações a partir do contexto paranaense
(2017)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo compreender de que modo a atuação do Ministério Público pela via do Termo de Ajustamento de Conduta incide na efetivação do direito à Educação Infantil no estado do Paraná. ... -
Tessituras dos saberes docentes : a epistemologia da complexidade na construção do saber tecnológico pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental
(2020)Resumo: A docência como uma atividade complexa (MORIN, 2000; 2011; 2014) exige uma multiplicidade de saberes (GAUTHIER et al., 2013; TARDIF, 2013; SHULLMAN, 1987; MISHRA; KOEHLER, 2008; PIMENTA, 2012; AZZI, 2012; FIORENTINI ... -
As técnicas holística e analítica na avaliação da expressão escrita
(1981)Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a avaliação da expressão escrita e, especificamente, o emprego de duas técnicas: a holística e a analítica. O tipo de pesquisa é a exploratória instrumental, pois, fornece meios ... -
Téssera Companhia de Dança da UFPR : um diálogo entre a concpção arística e a teoria de Vigotski
(2016)Resumo: Este estudo busca compreender a concepção artística da Téssera Companhia de Dança da UFPR por meio da análise de um processo de criação e do diálogo entre esta prática e a teoria de Lev Vigotski. São traçadas ... -
Trabalho coletivo e dinâmicas de formação no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) : análise de necessidades na perpectiva da psicologia social comunitária
(2020)Resumo: O presente estudo buscou compreender as dificuldades, necessidades e desafios vivenciados pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), à luz da Psicologia Social Comunitária. Para tanto, realizou uma ... -
O trabalho do pedagogo face ao reordenamento dos tempos escolares : um estudo sobre a política de ciclos em Curitiba/PR e dos seus efeitos sobre a organização do trabalho pedagógico escolar
(2007)Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o trabalho do pedagogo face ao reordenamento dos tempos escolares e seus efeitos sobre a organização do trabalho pedagógico escolar. O trabalho aborda a constituição das ... -
Trabalho docente e inovação : a perspectiva da OCDE para as políticas educacionais
(2015)Resumo: O propósito central desta tese é apresentar uma análise das políticas educacionais que tratam da inovação no trabalho docente, determinadas pela governança global, especialmente na perspectiva da Organização para ... -
Trabalho docente na educação profissional e tecnológica de nível médio no Paraná : análise das políticas de provimento e da contratação da força de trabalho na Secretaria Estadual de Educação e no Instituto Federal do Paraná a partir de 2011
(2021)Resumo: Esta tese teve como objeto de estudo a precarização do trabalho docente, com enfoque na hipótese de dupla precariedade das formas de contratação e das normas de provimento de professores para a Educação Profissional ... -
Trabalho e progresso nas obras de Monteiro Lobato consideradas paradidáticas (1933-1937)
(2015)Resumo: Esta dissertação pretende compreender aspectos da maneira utilizada por Monteiro Lobato para representar e disseminar suas concepções sobre progresso e trabalho e, concomitantemente, formação do trabalhador brasileiro. ... -
Trabalho, educação e a transformação da sociedade em Guarapuava-PR nas décadas de 1960 e 1970 : o processo de criação da FAFIG
(2014)Resumo: Este estudo teve por reflexão o processo de criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava a (FAFIG), no interior do Estado do Paraná. Utilizamos o estudo de material bibliográfico encontrado ... -
Trabalho, educação e escola no contexto do campo : localidade de São Bento e Assentamento Contestado - Lapa/PR
(2023)Resumo: A presente pesquisa analisou a relação entre trabalho, educação e escola do campo no município da Lapa, Paraná: localidades de São Bento e Assentamento Contestado, a partir dos indicadores (formação política, ... -
Trajetória da burocracia educacional : recrutamento e recursos de poder
(2015)Resumo: O presente estudo, denominado "Trajetória da burocracia educacional: recrutamento e recursos de poder" investiga, na esfera da politic, quem são os burocratas que ocupam os cargos e funções de livre nomeação na ...