Navegação 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 1199-1218 of 1305
-
As significações da docência na educação infantil : experiências de mulheres em Ijuí
(2000)Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer, analisar e verificar a construção das significações que permeiam a prática de professoras da educação infantil, experiências de mulheres, em Ijuí. O desenvolvimento de tal ... -
Significado e perspectivas de avaliação da aprendizagem em disciplinas teórico-práticas do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná
(1983)Resumo: O estudo abrange a área de Avaliação da Aprendizagem em disciplinas teórico-práticas, no campo específico da formação de professores de Educação Física. O Curso responsável por essa formação assume a incumbência ... -
Significados das práticas de professores inovadoras de anos iniciais em escolas municipais de Curitiba : identidade e referenciais para um projeto de desenvolvimento profissional
(2021)Resumo: Nesta tese, propôs-se investigar a prática de professoras inovadoras de anos iniciais, para analisar os significados e aspectos constituintes de suas identidades profissionais na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, ... -
Os significados de cultura em escolas da rede municipal de Curitiba : o caso do programa Mais Cultura nas escolas
(2017)Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar os significados de cultura identificados em documentos e em relatos de pessoas que participaram do programa Mais Cultura nas Escolas em escolas da rede municipal de ensino ... -
O simples e o complexo no contar e recontar
(2004)Resumo: O objetivo do estudo, realizado numa creche municipal da grande Curitiba, é o de verificar se a presença da pesquisadora, trabalhando na creche com as atendentes, tem relação com as possíveis transformações da ... -
Sífilis, o mal de todos : tema médico-científico nacional, discussões e práticas educativas no Paraná na primeira metade do Século XX
(2017)Resumo: Esta tese tem como objetivo compreender como a sífilis foi representada em debates da área médica que ocorriam no Brasil e, especialmente no Paraná, durante a primeira metade do século XX, destacando maneiras pelas ... -
Sob o signo da modernidade : educação e psicologia na trajetória intelectual de Eny Caldeira (1912-2002)
(2018)Resumo: Este trabalho analisa a trajetória intelectual da educadora Eny Caldeira (1912- 2002), em especial nas décadas de 1950, 1960 e 1970, especialmente no tocante às suas ideias e ações educativas modernizadoras. Durante ... -
Sob o signo da reconstrução : os ideais da Escola Nova divulgados pelas crônicas de educação de Cecília Meireles
(2003)Resumo: Na década de 30, o Brasil atravessou um dos momentos mais conturbados nos campos da política e da educação. No campo educacional destacaram-se dois grupos que disputavam a hegemonia do sistema escolar: de um lado ... -
Sobre a interpretação e o conhecimento : um estudo hermenêutico: as contribuições da hermenêutica e da psicanálise aos fundamentos do ato interpretativo na relação professor/aluno/conhecimento pela mediação da linguagem
(1998)Resumo: Nesta investigação de caráter teórico, busco compreender o ato interpretativo e o conhecimento em situação escolar e tomo como referência metodológica a investigação dialógica gadameriana em que texto e intérprete ... -
Socialização profissional de um grupo de professores temporários de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Paraná e a precarização das condições de trabalho
(2022)Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a socialização profissional de professores temporários de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino do Paraná. A partir do referencial teórico-metodológico bourdeusiano, ... -
Socioeducandos na EJA : sujeitos invisíveis nos tempos e espaços escolares
(2019)Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal identificar as trajetórias escolares dos/das adolescentes que estiveram sob Medidas Socioeducativas em meio aberto, no período de 2014 a 2017, matriculados/as no ... -
A sociologia como disciplina escolar no ensino secundário brasileiro : 1925-1942
(2001)Resumo: Nesta investigação o objetivo norteador foi compreender a inclusão e permanência da Sociologia como disciplina escolar nos currículos do ensino secundário brasileiro entre 1925-1942, na modalidade propedêutica. ... -
Spazi allargati per l'infanzia e la gioventù : processos de socialização e de educação católica dos passionistas em Colombo/PR (1915-1955)
(2022)Resumo: A presente pesquisa tem como temática a história da infância e da juventude, privilegiando os espaços ampliados e as ações que religiosos católicos, principalmente os Padres Passionistas, direcionaram para essas ... -
O sujeito da experiência em experiência formativa : o papel dos agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionado
(2022)Resumo: A presente pesquisa, que conduziu a elaboração da tese de doutoramento em Educação, está inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, especificamente na temática Estágio Curricular ... -
Sujeitos, saberes e práticas em aulas de ciências de uma escola do campo : entrelaçamento de culturas
(2019)Resumo: Os elementos culturais propiciados pelos sujeitos escolares presentes no cotidiano da sala de aula, aliados aos elementos culturais das políticas educacionais públicas que regem determinado contexto histórico social ... -
Supervisão educacional : função ou disfunção?
(1980)Resumo: Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de caracterizar a função supervisora no contexto educacional brasileiro, a partir da análise crítica de suas relações com o modelo social, político e econômico, no qual ... -
Supervisor educacional de recursos humanos : competências básicas para sua formação e desempenho
(1980)Resumo: O estudo consiste numa proposta de competências básicas identificadas para a formação e desempenho de um profissional especializado em desenvolvimento de recursos humanos e educação permanente: o "Supervisor ... -
O suporte social diante da discriminação e da vitimização na adultez emergente
(2018)Resumo: A vitimização entre pares corresponde a um comportamento agressivo e negativo vivenciado por um indivíduo ou grupo de pessoas em seus relacionamentos. O bullying, por sua vez, trata-se de uma forma de vitimização ... -
Suporte social familiar e expressão de habilidades socioemocionais do jovem adulto superdotado
(2021)Resumo: A literatura da área das Altas Habilidades/Superdotação é rica em conteúdos referentes aos fatores cognitivos da superdotação, contudo, muitas vezes deixa em segundo plano as investigações que ressaltam os fatores ... -
As táticas juvenis : a pedagogia das experiências de lazer na educação não formal
(2020)Resumo: A presente dissertação propõe a análise de conexões entre as categorias juventude, educação não formal e lazer vivenciados na Obra Social Santo Aníbal (OSSA), situada na Moradias União Ferroviária - Bolsão Audi-União, ...