Navegação Dissertações por data do documento
Itens para a visualização no momento 41-60 of 211
-
Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem de matemática usando o scratch : da elaboração à construção
(2017)Resumo: O presente trabalho tem como propósito apresentar as fases de elaboração e construção de um objeto de aprendizagem de Matemática, executado por uma equipe multidisciplinar, desenvolvido no Scratch. É uma pesquisa ... -
Proposta pedagógica das escolas das ilhas do litoral paranaense : narrativas de um processo de construção
(2017)Resumo: Com a presente pesquisa tive como objetivo constituir fontes orais a partir de entrevistas com cinco professores que participaram do processo de organização, elaboração, construção, formação continuada, e implementação ... -
A história e filosofia da ciência e suas contribuições em uma sequência didática sobre eletromagnetismo na formação de engenheiros
(2017)Resumo: Apesar de haver muitas contribuições da História e Filosofia da Ciência para o Ensino das Ciências descritas na literatura e várias propostas didáticas fundamentadas nessa linha, ainda há um percentual muito pequeno ... -
Aprendizagens de professores sobre a resolução de problemas no contexto do programa de desenvolvimento educacional do Paraná
(2017)Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar contribuições de como o professor vai se desenvolvendo profissionalmente na direção da atribuição de novos sentidos às atividades de ensino envolvendo Resolução de Problemas ... -
Resolução de problemas : saberes de professores participantes de políticas públicas de formação continuada em matemática
(2017)Resumo: Compreende-se nesta pesquisa que um dos focos do ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino e em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é a Resolução de Problemas. Nessa direção, observamos ... -
A prática como componente curricular em um curso de licenciatura em matemática da UTFPR : uma análise na perspectiva da teoria da atividade
(2017)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de estudo as atividades realizadas como Prática como Componente Curricular no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba, ... -
Matemática e africanidades brasileiras : narrativas de professores (as) negros (as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar
(2017)Resumo: A implementação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-BrasiLeira e Africana a ser desenvolvida em todas as instituições públicas e privadas do país, tem como finalidade ... -
Espaços comunicativos e jogos digitais : processos formativos com a inserção do jogo digital Minecraft no contexto do ensino superior e da educação básica
(2017)Resumo: As relações estabelecidas entre o ser humano, a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, quando compreendidas dentro de um contexto capitalista, acabam sendo influenciadas pelas racionalidades instrumental ... -
Livro didático de matemática : um caminho trilhado desde sua concepção ao uso na Escola Municipal do Campo Contestado
(2017)Resumo: Neste trabalho são apresentados passos de uma pesquisa de Mestrado na tentativa de descrever um caminho trilhado por livros didáticos de Matemática destinados à Educação do Campo, desde sua concepção até o instante ... -
Contribuições da temática vida saudável para o processo de alfabetização científica e tecnológica
(2017)Resumo: Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) integra importante aporte teórico e teórico-metodológico no Ensino de Ciências no Brasil e em outros países. Um indivíduo alfabetizado cientificamente compreende as ... -
A educação ambiental nos cursos de formação de docentes, na modalidade normal, em nível médio, e a disseminação da temática ambiental nos anos iniciais
(2017)Resumo: O estudo objetivou pesquisar a relação dos conhecimentos e das práticas de Educação Ambiental (EA) prescritos nos documentos curriculares oficiais, com as ações dos professores que ministram a disciplina de ... -
Tecnologias na educação matemática : tendências da pesquisa acadêmica na região sul do Brasil
(2017)Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar o estado da arte da produção acadêmica de Programas de Pós-graduação de Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil da área de Educação Matemática articulada ... -
Concepções de educação estatística : narrativas de professores membros do GT-12 da SBEM
(2017)Resumo: Nesta pesquisa, o objetivo principal é apresentar a área de conhecimento Educação Estatística tal como é concebida por alguns pesquisadores da Educação Matemática, atuantes do GT-12 da SBEM (Ensino de Probabilidade ... -
História infantis e alfabetização matemática
(2017)Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização ... -
A contribuição do scratch como possibilidade de material didático digital de matemática no Ensino Fundamental I
(2017)Resumo: Em um cenário cada vez mais tecnológico, com estudantes ampliando seu envolvimento em redes digitais, a escola vem sendo impulsionada a repensar sua prática pedagógica, bem como selecionar dentre os recursos ... -
Dois países, três cidades e uma só comunidade : narrativas sobre uma proposta de educação intercultural fronteiriça
(2017)Resumo: A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Paraná - PPGECM/UFPR, cuja linha de pesquisa é Educação Matemática, na temática ... -
Concepções CTS presentes nos discursos de professores formadores no ensino superior : um estudo à luz da Grounded Theory
(2017)Resumo: A constituição do campo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) ocorreu a partir de um processo de múltiplas confluências entre áreas e subáreas do conhecimento. Enquanto campo interdisciplinar, a tríade CTS permite ... -
Modelagem matemática como jogo de linguagem
(2017)Resumo: Nesta dissertação esboça-se possibilidades de caracterizar as práticas com a modelagem matemática como jogos de linguagem na perspectiva das Investigações Filosóficas de Wittgenstein. Utilizou-se recursos da história ... -
Experimentações ecosóficas : educações em movimentos de (ciclo)artivismo
(2017)Resumo: Esta pesquisa cartografa processos de construção da Bicicletaria Cultural, da Praça de bolso do ciclista, do Parque Gomm - acompanhando proposições do projeto Salvemos o Bosque da Casa Gomm - e do Arquipélago de ... -
O uso de objetos de aprendizagem de estatística em um curso de pedagogia : algumas possibilidades e potencialidades
(2017)Resumo: Com o advento das tecnologias digitais e considerando as dificuldades na aprendizagem de Matemática, que muitas vezes, são apresentadas pelos acadêmicos do Curso de Pedagogia, reafirmou-se a necessidade de repensar ...