• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Experimentações ecosóficas : educações em movimentos de (ciclo)artivismo

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - EMERSON BIERNASKI.pdf (3.596Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Biernaski, Emerson
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa cartografa processos de construção da Bicicletaria Cultural, da Praça de bolso do ciclista, do Parque Gomm - acompanhando proposições do projeto Salvemos o Bosque da Casa Gomm - e do Arquipélago de Camões - acompanhando proposições do projeto Longa Vida ao Arquipélago de Camões -, na cidade de Curitiba. Com esses projetos de (ciclo)artivismo escolhidos para estudo, pensa educações e possibilidades outras de vida, operando principalmente com os conceitos de experimentação de Gilles Deleuze e de ecosofia de Félix Guattari. Experimentação como processo radical de produção de si e do mundo; ecosofia como uma articulação ético-política entre os registros ambiental, social e da subjetividade, para a instauração de modos outros de valoração. Educação como processo de produção de modos de existência não conformes à lógica da axiomática capitalista, de corpos individuais e/ou coletivos implicados no ambiente urbano, articulando uma lógica das intensidades. Perspectiva experimental e ecosófica, voltada para a criação de modos outros de agir, de sentir, de pensar, de se relacionar.
     
    Résumé: Cette recherche cartographie les processus de construction de la Bicicletaria Cultural, de la Praça de bolso do ciclista, du Parque Gomm et de l'Arquipélago de Camões de la ville de Curitiba, en suivant les propositions des projets " Salvemos o Bosque da Casa Gomm " ainsi que " Longa Vida ao Arquipélago de Camões ". Avec ces projets de (ciclo-)artivisme choisis pour l'étude, la recherche pense l'éducation et des possibilités d'autres modes de vie, se basant principalement sur les concepts d'expérimentation de Gilles Deleuze et d'écosophie de Félix Guattari ; à savoir l'expérimentation comme processus radical de production de soi et du monde, l'écosophie comme une articulation éthico-politique entre les registres environnementaux, sociaux et de subjectivité pour l'instauration d'autres modes de valorisation. L'éducation comme processus de production de modes d'existence non conformes à la logique de l'axiomatique capitaliste, de corps individuels et collectifs impliqués dans l'espace urbain, articulant une logique des intensités. La perspective expérimentale et écosophique tournée vers la création d'autres modes d'agir, de sentir, de penser, d'avoir des relations.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/47902
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV