Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 228
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)
Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ...
Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
(2023)
Resumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação ...
O jogo no ensino de ciências : contribuições para o processo de ensino e aprendizagem segundo o contexto da aprendizagem significativa
(2022)
Resumo: A dissertação apresenta uma investigação a respeito da utilização de um jogo de memória confeccionado pelo autor que aborda a fauna regional como recurso de ensino e aprendizagem utilizado nas aulas de Ciências com ...
Explorando a afetividade e autodeterminação em um jogo de realidade alternativa : o caso do renegado científico
(2022)
Resumo: Orientados pelos alicerces que buscam contribuir com a melhoria da educação atual, os professores, sem dúvida, cada vez mais são convidados a (re)pensar os espaços e tempos da escola em torno de uma educação capaz ...
Saberes matemáticos presentes nas práticas socioculturais da Cantaria do Distrito de Borda do Campo
(2022)
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de registrar os saberes matemáticos presentes na prática sociocultural da Cantaria do distrito de Borda do Campo – Quatro Barras/PR. Para tanto, foram entrevistados dois canteiros/artistas, ...
O ensino de ciências e a transposição didática : do saber a ser ensinado ao saber ensinado nos anos iniciais do ensino fundamental
(2017)
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como o saber a ser ensinado em relação ao ensino de Ciências Naturais é transposto para o saber ensinado pelos professores do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola da ...
Percepções manifestas em pesquisas brasileiras sobre aprendizagem matemática em situação de jogo
(2022)
Resumo: A inquietação em torno da aprendizagem matemática em sala de aula utilizando-se de jogos com alunos do ensino fundamental II conduziu à proposta desta pesquisa. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: O ...
Análise de projetos do Scratch desenvolvidos em um curso de formação de professores
(2018)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar se projetos desenvolvidos no Scratch durante um curso de formação de professores possuíam aspectos construtivistas e ergonômicos. Para a realização dessa análise, foram ...
A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental : contribuições para o exercício da cidadania
(2018)
Resumo: Numa sociedade que é cada vez mais influenciada pela ciência e tecnologia, uma abordagem de ensino que tem como foco o desenvolvimento das inter-relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) pode ...
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)
Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ...