Navegação Dissertações por título
Itens para a visualização no momento 83-102 of 106
-
Percepção tátil de objetos do cotidiano : estudo de caso no reconhecimento de formas geométricas e representação gráfica de cegos congênitos
(2015)Resumo: Segundo os dados do Censo de 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil, 23,9% da população possui necessidades educacionais especiais (PNEEs), sendo 75% composto por ... -
O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira : fragmentos da história do design brasileiro a partir dos catálogos da premiação de 2015-2019
(2022)Resumo: Esta dissertação apresenta a reconstrução dos fragmentos da história do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira - PDMCB e do Museu da Casa Brasileira - MCB. Foi realizada uma pesquisa documental, utilizando como ... -
Princípios para o design de jogos digitais com base em erro humano
(2015)Resumo: Esta pesquisa apresenta princípios para o design de jogos digitais que considera conceitos de Erro Humano. Geralmente, um designer aplica conhecimentos pertinentes a Erro Humano na planificação da interface de um ... -
Processos colaborativos de design no desenvolvimento de jogos digitais
(2018)Resumo: O presente estudo aborda sobre as contribuições teóricas do design colaborativo para os processo de desenvolvimento de jogos digitais, partindo da observação de que estudos que relacionam ambos os temas ainda são ... -
Projeto e desconstrução : uma análise crítica de relatos históricos no design
(2023)Resumo: Sob o termo "desconstrução" se empreendeu uma canonização no que se discursa sobre o design dos anos 1970-2000 no circuito euro-americano. Em algumas destas revisões, tal termo fora relativo a um estilo singular, ... -
Proposta de diretrizes de imagens audiotáteis : uma aplicação acessível para o ensino de artes
(2022)Resumo: Dentro da área da educação artística, muitas vezes a comunicação é baseada em um domínio da imagem visual, onde os estudantes cegos muitas vezes não possuem acesso informacional aos conteúdos propostos pelos ... -
Proposta de recomendações de design de inerface para aplicativos de idioma : estudo em contexto multitarefa
(2022)Resumo: O crescimento do uso de tecnologias digitais móveis impacta diretamente a forma como o ser humano vive e interage com o seu redor. Dentre as áreas afetadas por esse crescimento está a educação, a qual pode ser ... -
Props as a service prototyping tool
(2022)Resumo: A prototipagem de serviços é considerada uma atividade complexa e necessária em Service Design, e os Props são frequentemente mencionados na literatura existente sobre Design de Serviços e Prototipagem de Serviços. ... -
Propuesta de artefactos mediadores para la aplicación de la realidad virtual en la formación de cirujanos en video laparoscopía
(2023)Resumo: Atualmente, o ensino em cirurgia por videolaparoscopia é pouco accessível, pois é difícil o acesso a esse treinamento, devido a que são poucos os especialistas e a falta de equipamentos específicos que auxiliam no ... -
Prospecção e gestão de design : busca da inovação guiada pelo significado
(2019)Resumo: O presente trabalho apresenta um estudo exploratório, descritivo e com a realização de uma abordagem participativa e consensual, sobre o uso da pesquisa prospectiva aplicada à gestão de design para gerar inovação ... -
Protagonismo discente e learning experience design como estratégias de ensinagem para a educação em design
(2023)Resumo: Atualmente, a educação em Design busca adaptar-se às transformações do contexto econômico, sociocultural, ambiental e tecnológico no qual está inserida. Observam-se, nas últimas décadas, as rápidas mudanças nesses ... -
Recomendações de acessibilidade de mapas para cegos em processos seletivos públicos no Brasil
(2019)Resumo: Os cegos têm plenos direitos a participarem de processos seletivos públicos no Brasil. Para tanto, a esses candidatos são disponibilizadas provas em Braille e dois ledores voluntários, que descrevem oralmente todos ... -
Recomendações de acessibilidade e usabilidade para Chatbots web : inclusão do usuário cego
(2021)Resumo: Cada vez mais, a acessibilidade Web tem auxiliado na inclusão das pessoas cegas possibilitando maior igualdade de oportunidades. Na Web, onde encontramos incontáveis serviços e informações, viu-se o crescimento dos ... -
Recomendações para design de jogos eletrônicos no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
(2017)Resumo: Os Museus têm se empenhado, sobretudo nas últimas décadas, na ressignificação de seu papel institucional - a fim de quebrar um persistente senso comum de "lugar de coisa velha" - para se consolidarem como instituições ... -
Recomendações para design de jogos, enquanto intervenções motivadoras para crianças com discalculia do desenvolvimento
(2016)Resumo: A Discalculia do Desenvolvimento (DD), é um distúrbio que afeta a capacidade de aprendizagem em competências básicas da aritmética. As suas dificuldades são caracterizadas como severas e persistentes ao longo do ... -
Recomendações para o desenvolvimento de ambiente virtual de aprendizagem direcionado a alunos do ensino fundamental II com baixa visão
(2023)Resumo: Na área da Educação, o ensino a distância é uma das modalidades que permite o aprendizado, este se tornou crucial devido ao contexto pandêmico em que a sociedade vive desde 2020. Professores tiveram que adaptar sua ... -
Requisitos para o redesign da RedeParaná : uma abordagem centrada no usuário
(2018)Resumo: O Governo do Paraná em conjunto com a Companhia de Informática do Paraná (CELEPAR) desenvolveu uma Plataforma de Colaboração Corporativa denominada RedeParaná para ampliar a cooperação e comunicação entre os ... -
Sensação de conforto X design de interiores : o ambiente residencial como fenômeno
(2020)Resumo: O conforto no ambiente doméstico, como fenômeno percebido pelo seu usuário, carrega em si muita subjetividade, pois ele é uma sensação pessoal e íntima. Isto instiga a entendê-lo de maneira prática e realista a ... -
O transporte intra-hospitalar manual de pacientes por macas : uma investigação dos aspectos ergnômicos físicos
(2016)Resumo: Os servidores da área da saúde são expostos por elevadas cargas de trabalho durante um expediente, principalmente se tratando de indivíduos que transportam pacientes em hospitais. Dessa forma, a presente pesquisa ... -
Uso de dados e gestão de design : diretrizes para a mobilidade urbana
(2021)Resumo: A presente pesquisa aborda de maneira exploratória e qualitativa o uso do crowdsourcing na gestão de design, aplicada ao planejamento da mobilidade urbana. O uso de aplicativos de mídias digitais locativas, dentro ...