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dc.contributor.advisorWildauer, Egon Walter, 1969-pt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Willian Josépt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T17:37:18Z
dc.date.available2021-10-29T17:37:18Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/39417
dc.descriptionOrientador : Egon Walter Wildauerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O termo empreendedorismo vem sendo bastante utilizado nas últimas décadas isso porque os empreendedores, considerados inovadores são responsáveis por criar riqueza já que em sua maioria buscam nichos de mercado para poder desenvolver sua ideia, esse é movido pela necessidade de realização, tem disposição em assumir riscos e o mais importante tem autoconfiança. Existem diversos tipos de empreendedores, isso faz com que todos os indivíduos sejam capazes de desenvolver e criar negócios a partir de suas ideias; para que todos possam desenvolver o empreendedorismo métodos de ensino vem sendo desenvolvidos, como no Brasil que a partir da década de 1980 vem incentivando seus cidadãos a serem empreendedores, o resultado dessa busca pode ser notada a partir da década de 1990 quando o empreendedorismo começa a ser difundido com mais ênfase, buscando criar projetos como incubadoras de empresas e órgãos responsáveis como o SEBRAE para auxiliar esses novos empreendedores na abertura de suas empresas, o sucesso dessa caminhada pode ser visto nos dias de hoje sendo mais de 21 milhões de habitantes desenvolvendo algum projeto empreendedor ou 17,5% da população entre 18 e 64 anos que equivale um total de cerca de 120 milhões de habitantes. A criação de novas empresas pode ser arriscada se o empreendedor não tiver a noção de que sua ideia é aceita pelo mercado, ou seja, se os clientes potenciais estão dispostos a consumir seus produtos e/ou serviços, portanto é necessário criar um projeto ou um plano de negócio que apresente os dados da empresa antes desta abrir suas portas, com isso é possível saber se este empreendimento tem condições de se manter no mercado de maneira competitiva, quais os recursos necessários, quais clientes serão atendidos e qual a melhor estratégia de comercialização do produto e/ou serviço. Os dados compilados no desenvolvimento do plano de negócio proporciona ao empreendedor a correta visão sobre seu empreendimento; utilizando os elementos do plano de negócio é possível ainda conseguir investimentos externos, sócios e financiamentos já que a partir dele os investidores podem compreender qual o objetivo a perspectiva e o objetivo a ser alcançado.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo ( 47 p.) : grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEmpresas novas - Planejamentopt_BR
dc.titlePlano de negócio : descrição e motivos para sua utilizaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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