Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.authorAzeredo, Francieli Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Mariana Domingues dospt_BR
dc.contributor.otherChaves, Paulo de Tarso, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:05:19Z
dc.date.available2022-09-19T17:05:19Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38087
dc.descriptionOrientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionCoorientador: Paulo de Tarso da Cunha Chavespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Para cumprir sua função social a escola deve se preocupar não apenas em transmitir conhecimentos aos alunos, mas em formar cidadãos com capacidade crítica dentro do espaço e cultura em que vivem. Populações pesqueiras precisam ter um ensino contextualizado que explore a realidade do aluno e facilite o ensino e a aprendizagem. Nesse sentido o livro didático, apesar de representar importante instrumento de ensino e material de apoio para professor e aluno, é um tanto generalista, pois apresenta, na maioria das vezes, apenas assuntos de interesse geral, não se atentando à conteúdos específicos de cada população ou região do país. O presente estudo analisou os livros didáticos do Ensino Fundamental, disciplina de Ciências, adotados pela Escola Estadual Dom Gregório Warmeling, localizada no Balneário Barra do Sul, município conhecido como capital da construção naval de Pesca artesanal no norte catarinense. O município tem na Pesca de pequena escala uma de suas maiores fontes de receita. A partir da identificação, dentro dos livros didáticos, da presença de elementos que estavam ou poderiam ser relacionados à essa realidade, os conteúdos foram analisados e atividades complementares foram sugeridas com a intenção de ampliar a abordagem de temas de Zoologia, Meio Ambiente, Conservação e Pesca.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental) - Livros didaticospt_BR
dc.subjectPesca artesanalpt_BR
dc.titleAnálise de livro didático adotado por escola de população pesqueira e proposta de material complementarpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples