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dc.contributor.advisorStoltz, Tania, 1963-pt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Guilherme Sereneski dept_BR
dc.contributor.otherSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.date.accessioned2022-09-19T17:23:05Z
dc.date.available2022-09-19T17:23:05Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/38078
dc.descriptionOrientadora: Tania Stoltzpt_BR
dc.descriptionCoorientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souzapt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O monitor acadêmico é um aluno mais adiantado que é inserido em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos demais alunos, melhorando o desenvolvimento das aulas. Em aulas práticas, a presença do monitor é de grande valia, uma vez que monitores, alunos e professores são beneficiados. Para Piaget, cooperar é a única forma de se alcançar a autonomia intelectual e moral, sendo que a cooperação só se dá entre iguais. Com isso, buscamos através de Piaget, inferir sobre a contribuição dos monitores de aula prática a aprendizagem dos alunos. Por meio de um estudo quanti-qualitativo de quatro turmas de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Biológicas, buscou-se triangular as percepções de alunos, professores e monitores sobre a atividade de monitoria. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e monitores e questionários discursivos para os alunos foram coletados dados sobre o papel e a contribuição do monitor, a preferência dos alunos em solicitar a ajuda de professores ou monitores e sobre a formação dos monitores. Os resultados indicam que professores e monitores discordam de algumas funções dos monitores. Praticamente a totalidade dos alunos, em algum momento das disciplinas, solicita auxílio dos monitores e julgam de forma positiva a presença de monitores em sala. Além disso, 17% dos alunos relatam que preferem solicitar auxílio aos monitores do que aos professores. Por diversas vezes os monitores são vistos como colegas pelos alunos, o que promove a instalação de um respeito mútuo entre eles. Com isso, vem a reciprocidade, que ocasiona uma maior argumentação e demonstração nas trocas de informações, colaborando para a aprendizagem tanto dos alunos quanto dos monitores. Apesar do grande potencial educativo dos monitores, parece não haver grande preocupação com a formação ou orientação destes e ainda, algumas vezes, a atividade de monitoria se limita a ser desenvolvida dentro de sala de aula.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relation.requiresExigências do sistema: Adobe Acrobat Readerpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA contribuição do monitor de aulas práticas : uma visão baseada em Piagetpt_BR
dc.typeMonografia Graduação Digitalpt_BR


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