dc.contributor.advisor | Stoltz, Tania, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Guilherme Sereneski de | pt_BR |
dc.contributor.other | Souza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-19T17:23:05Z | |
dc.date.available | 2022-09-19T17:23:05Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/38078 | |
dc.description | Orientadora: Tania Stoltz | pt_BR |
dc.description | Coorientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O monitor acadêmico é um aluno mais adiantado que é inserido em sala de aula para auxiliar na aprendizagem dos demais alunos, melhorando o desenvolvimento das aulas. Em aulas práticas, a presença do monitor é de grande valia, uma vez que monitores, alunos e professores são beneficiados. Para Piaget, cooperar é a única forma de se alcançar a autonomia intelectual e moral, sendo que a cooperação só se dá entre iguais. Com isso, buscamos através de Piaget, inferir sobre a contribuição dos monitores de aula prática a aprendizagem dos alunos. Por meio de um estudo quanti-qualitativo de quatro turmas de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná – Setor de Ciências Biológicas, buscou-se triangular as percepções de alunos, professores e monitores sobre a atividade de monitoria. Por meio de entrevistas semi-estruturadas com professores e monitores e questionários discursivos para os alunos foram coletados dados sobre o papel e a contribuição do monitor, a preferência dos alunos em solicitar a ajuda de professores ou monitores e sobre a formação dos monitores. Os resultados indicam que professores e monitores discordam de algumas funções dos monitores. Praticamente a totalidade dos alunos, em algum momento das disciplinas, solicita auxílio dos monitores e julgam de forma positiva a presença de monitores em sala. Além disso, 17% dos alunos relatam que preferem solicitar auxílio aos monitores do que aos professores. Por diversas vezes os monitores são vistos como colegas pelos alunos, o que promove a instalação de um respeito mútuo entre eles. Com isso, vem a reciprocidade, que ocasiona uma maior argumentação e demonstração nas trocas de informações, colaborando para a aprendizagem tanto dos alunos quanto dos monitores. Apesar do grande potencial educativo dos monitores, parece não haver grande preocupação com a formação ou orientação destes e ainda, algumas vezes, a atividade de monitoria se limita a ser desenvolvida dentro de sala de aula. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A contribuição do monitor de aulas práticas : uma visão baseada em Piaget | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |