Navegação Políticas educacionais por título
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Políticas de ampliação da jornada escolar, para o ensino fundamental após a LDB : a educação em tempo integral como dever do Estado
(2013)Resumo : Este trabalho tem a finalidade de pesquisar as políticas públicas e os reflexos das políticas públicas federais na questão da expansão da educação em tempo integral no ensino público no contexto brasileiro. Tomou-se ... -
As políticas de formação continuada na rede municipal de ensino Campina Grande do Sul : o que dizem os professores e professoras do ensino fundamental
(2018)Resumo : O presente trabalho trás um estudo e análise sobre as políticas educacionais e programas no campo da formação continuada de professores no município de Campina Grande do Sul e no País, destacando-se a formação ... -
Políticas de infraestrutura para a educação infantil : uma análise do município de Fazenda Rio Grande
(2019)Resumo : O presente trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo acerca da qualidade de infraestrutura das escolas municipais que atendem pré-escola no município de Fazenda Rio Grande - PR. A problemática da pesquisa ... -
O princípio constitucional da proibição do retrocesso social como garantia da qualidade da educação : a manutenção da oferta do turno integral e a vedação da migração de vagas em creche diante da universalização da pré-escola
(2016)Resumo : O presente trabalho se propõe a analisar se o Estado do Paraná cumpriu o comando constitucional, disposto na Emenda Constitucional 59/2009, universalizando o atendimento na pré-escola, para todas as crianças de 4 ... -
O processo avaliativo das equipes diretivas das escolas da rede estadual do Paraná referente a gestão de 2016 - 2017
(2019)Resumo : A presente monografia buscou compreender como se deu o processo de avaliativo de gestão das equipes diretivas das escolas da rede estadual do estado do Paraná, referente ao período de 2016 e 2017. Tal processo ... -
A produção acadêmica acerca da participação da família na escola analisada sob a perspectiva da gestão democrática (2000 – 2018)
(2018)Resumo : Este estudo teve o propósito de levantar as produções acadêmicas sobre a participação da família na escola, elencá-las e analisá-las sob a perspectiva da gestão democrática, ancorada no artigo 206 da Constituição ... -
Programa Bolsa Família e Educação : um percurso bibliográfico no período de 2004 a 2014
(2015)Resumo : O presente trabalho tem por objetivo apresentar um mapeamento da produção bibliográfica referente ao Programa Bolsa Família e Educação (PBF). Para a constituição do corpus de análise foram selecionados os resumos ... -
Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) : uma análise preliminar de sua implantação em Curitiba
(2013)Resumo : Esse estudo tem como objeto de análise o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), do Governo Federal e sua implantação inicial na cidade de Curitiba-PR. Num primeiro momento são tecidas ... -
Programa Paraná Digital : uma avaliação da política de disponibilização de computadores nas escolas estaduais paranaenses (2006-2014)
(2016)Resumo : Esta monografia discorre sobre a relevância de políticas públicas educacionais voltadas a disponibilização de computadores nas escolas com o intuito de prover melhorias na qualidade da educação. Pontua que o acesso ... -
Questionários de contexto sobre o professor no âmbito do Prova Brasil : um estudo exploratório
(2013)Resumo : O objetivo geral deste estudo é problematizar as concepções que permeiam o questionário de contexto do professor do Prova Brasil cotejando com a fundamentação teórica a respeito do tema. Para isto o percurso da ... -
Reflexão sobre a necessidade de assistência estudantil no ensino médio regular no Brasil
(2018)Resumo : Esta monografia faz uma reflexão sobre a necessidade da assistência estudantil para jovens do ensino médio, levantando a trajetória escolar e o contexto social de dois grupos de jovens, primeiro grupo de alunos ... -
O reflexo das condições de trabalho e a desigualdade entre os trabalhadores da educação infantil
(2019)Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as condições de trabalho e as desigualdades apresentadas no âmbito do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação Infantil. Para dar conta do ... -
A relação entre escola e CRAS no acompanhamento do cumprimento da condicionalidade da educação no âmbito do Programa Bolsa Família (PBF)
(2015)Resumo : Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre Escola e CRAS no acompanhamento do cumprimento da condicionalidade da Educação, no âmbito do Programa Bolsa Família (PBF), da rede pública estadual de ensino, ...