Políticas de infraestrutura para a educação infantil : uma análise do município de Fazenda Rio Grande
Resumo
Resumo : O presente trabalho apresenta um estudo de caso qualitativo acerca da qualidade de infraestrutura das escolas municipais que atendem pré-escola no município de Fazenda Rio Grande - PR. A problemática da pesquisa originou-se da realidade docente da pesquisadora, e da infraestrutura inapropriada destinada a crianças de 4 e 5 anos, situação que afeta âmbitos que perpassam a Educação Infantil. Como as necessidades biológicas, espaciais, motoras, curriculares, psicológicas e interacionais das crianças pré-escolares. Analisou-se através da legislação e documentos oficiais do Ministério da Educação como o direito à educação infantil se deu no Brasil desde a Constituição Federal de 1988 até o presente momento, e como essa política foi implementada pelos municípios. Bem como o conceito de criança e infância influenciaram políticas que almejavam melhoria da qualidade de oferta, acesso e permanência na Educação Infantil. Enfatizando a relação entre qualidade da educação infantil, direito à educação infantil e indicadores de qualidade de infraestrutura na educação infantil. Observou-se dificuldades de o município adequar-se completamente à nova legislação, desde em proporcionar acesso, até conseguir suprir as necessidades de infraestrutura que escolas que atendem crianças pré-escolares devem oferecer.
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- Políticas educacionais [104]