O reflexo das condições de trabalho e a desigualdade entre os trabalhadores da educação infantil
Resumo
Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões sobre as condições de trabalho e as desigualdades apresentadas no âmbito do trabalho desenvolvido pelos profissionais da Educação Infantil. Para dar conta do proposto, apresenta o contexto histórico em que a Educação Infantil foi construída no Brasil até tornar-se a primeira etapa da educação básica. Foram considerados os avanços, retrocessos e as transformações na profissão docente que, atualmente, enfrenta fatores da desigualdade de gênero, refletindo na desvalorização salarial e nas condições precárias de trabalho e de subcategoria em relação aos professores que apresentam formação e realizam o trabalho docente, mas não são considerados como tal. Para além das condições de trabalho, se fazem necessárias políticas educacionais que levem os gestores públicos a elaborarem legislações que direcionem a formação continuada dos trabalhadores da Educação Infantil, a valorização salarial o e reconhecimento como profissionais do Magistério, garantindo estruturação nos planos de carreira destes trabalhadores. Faz parte dos desafios de toda a sociedade, a desconstrução do paradigma do assistencialismo como produto cultural desta etapa, para que de fato se transforme a Educação Infantil com trabalhadores qualificados e com condições dignas de trabalho que possibilitem o cuidar e o educar das crianças na sua primeira infância. Abstract : This work aims to investigate the working conditions and the inequalities presented in the scope of the work developed by the professionals of Early Childhood Education. To give an account of the proposal, it presents the historical context in which Child Education was built in Brazil until it became the first stage of basic education. We considered the advances, setbacks and transformations in the teaching profession that currently faces factors of gender inequality, reflected in the devaluation of wages and in precarious conditions of work and subcategory in relation to the teachers who are trained and perform the teaching work, but are not considered as such. In addition to the working conditions, educational policies are necessary so that the public managers elaborate legislation that directs the continuing education of the children's education workers, the salary valorization and recognition as professionals of the Magisterium, ensuring the structuring in the career plans of these workers. It is part of the challenges of the whole society, the deconstruction of the paradigm of assistance as a cultural product of this stage, so that in fact children's education can be transformed with skilled workers and decent working conditions
Collections
- Políticas educacionais [104]