Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação"
Itens para a visualização no momento 1-11 of 11
-
Concepções acerca das práticas inovadoras e educação ambiental na Escola Municipal João Germano Machado, São Francisco do Sul, SC
(2020)Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise de como os docentes da Escola Municipal João Germano Machado, no município de São Francisco do Sul - SC, atuam como professores regentes no ensino fundamental - ... -
Educação com enfoque ciência, tecnologia e sociedade - CTS - nas diretrizes curriculares de física do Estado do Paraná
(2013)Resumo: Este trabalho apresenta uma investigação sobre como os pressupostos da Educação com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) se configuram no contexto das Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE/PR) ... -
A Guerra em sala de aula : simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo
(2018)Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História por intermédio de simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo. Para tanto, trabalha-se com a interdisciplinaridade ... -
Holodisciplinaridade : a visão ampliada do jogo interacional do conhecimento
(2018)Resumo: Este trabalho tem como objetivo oferecer um novo parâmetro para o processo interacional de organização dos conhecimentos, reconhecendo-o como elemento homeostático e capaz de estabelecer uma adequada integração no ... -
Implicações do Programa Ensino Médio Inovador no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de Curitiba
(2015)Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral discutir as implicações do Programa Ensino Médio Inovador tendo em vista analisá-las a partir da investigação no ensino de Biologia, Física e Química nas escolas estaduais de ... -
Interdependência entre matemática e linguagem : proposição da holodisciplinaridade no ensino por meio da semiótica com o método affectfullness
(2021)Resumo: O presente trabalho tencionou verificar a viabilidade e as vantagens do ensino integrado de Matemática e Linguagem na educação escolar, em uma perspectiva holodisciplinar. Parte-se do pressuposto, com base no Sistema ... -
A interdisciplinaridade em programas de pós-graduação na Região Sul do Brasil : novas epistemologia e metodologias
(2011)Resumo: Esta pesquisa, financiada pela bolsa de mestrado CAPES/REUNI, é um estudo sobre as concepções de interdisciplinaridade dos docentes de dois programas de pós-graduação interdisciplinares do sul do Brasil que possuem ... -
Matemática, geografia e cidadania : contribuições de um jogo educativo interdisciplinar para o desenvolvimento de habilidades no 3º ano do Ensino Fundamental
(2017)Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi identificar as contribuições que o jogo educativo interdisciplinar "Localize-se" pode proporcionar para o desenvolvimento de habilidades nas disciplinas de ... -
A mediação do conhecimento via currículo : uma proposta de reflexão
(1994)Resumo: A finalidade das instituições escolares é o conhecimento e a sua transmissão. Entre os diferentes tipos de saber, o conhecimento científico tem lugar de destaque. Ora, o currículo escolar é o organizador dos conteúdos ... -
Movimentos de um projeto político pedagógico na busca da formação emancipatória
(2018)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo perscrutar os movimentos emancipatórios do Projeto Pedagógico de Curso de Ensino Médio Integrado à Biotecnologia do Campus Jaguariaíva do Instituto Federal do Paraná. Tal ... -
Rousseau e a arte de busca da consciência plena movimentos sobre a filosofia da ação e educação : críticas e razões sobre a prática do viver e da formação humana
(2006)Resumo: Este estudo propõe que uma das dimensões da Educação seja a Filosofia e que o ensino no processo educativo mantenha um vínculo com a aprendizagem pensada em uma totalidade única, a interdisciplinaridade. Segue, ...