• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Epistemologias guineenses em No fundo do canto, de Odete Semedo : saberes afrorreferenciados

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - WILSON MIGUEL TURE.pdf (2.098Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Turé, Wilson Miguel
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O continente africano continua frequentemente a ser compreendido a partir de narrativas coloniais e eurocêntricas, produzidas entre os séculos XVIII e XIX, cujo impacto ainda se faz sentir na contemporaneidade. Essas narrativas procuram aniquilar diversas formas de saberes existentes na África, impondo uma cultura etnocêntrica avessa à alteridade. A literatura colonial sobre a Guiné-Bissau reproduz amplamente essa visão de mundo. Tal perspetiva ainda assombra diversas esferas das relações humanas na contemporaneidade, como no espaço académico-científico, onde a lógica da ciência ocidental moderna continua a ser considerada o único padrão predominante e legítimo de produção de saberes, ignorando outras realidades e cosmovisões. Face a este cenário, torna-se urgente promover novas abordagens epistemológicas que valorizem a pluralidade de saberes. Deste modo, o presente trabalho propõe, no campo teórico-literário, um debate sobre as epistemologias guineenses, a partir da análise de seis poemas da obra No fundo do canto, de Odete Costa Semedo: "O prenúncio dos trezentos e trinta e três dias", "Na calada da noite", "Pesaroso anunciou: eis o meu poeta!", "Invocando os irans", "Raízes e refúgio" e "Bissau levanta-se". Parte-se do pressuposto de que o conhecimento não é homogéneo nem exclusivo de um único referencial epistemológico; ele manifesta-se de forma plural, moldado por experiências e expressões culturais diversas. Superar a lógica de um saber único é essencial para compreender a multiplicidade de perspectivas que compõem a experiência humana. A pesquisa desenvolvida é de natureza básica, com caráter estratégico e finalidade intelectual, alicerçada numa abordagem qualitativa, orientada por uma metodologia autoetnográfica e sustentada por um procedimento bibliográfico de teor analítico-interpretativo. Conclui-se que a poética de Semedo constitui um verdadeiro arquivo literário dos saberes guineenses. Através de símbolos como o kabas, o panu di pinti, a kalma e o pé de bissilão, bem como de evocações espirituais aos irans e asalmas, como Kobiana e Forombal, a autora inscreve uma epistemologia afrocentrada, enraizada na oralidade, ancestralidade e rituais endógenos. Assim, constrói universos epistémico-culturais plurais, pautados pela resistência e pela afirmação identitária, em contraste com a tradição eurocêntrica da literatura colonial
     
    Abstract: The African continent continues to be understood through colonial and Eurocentric narratives produced between the 18th and 19th centuries, whose impact is still felt today. These narratives seek to annihilate various forms of knowledge existing in Africa, imposing an ethnocentric culture averse to otherness. Colonial literature on Guinea-Bissau largely reproduces this worldview. This perspective still haunts various spheres of human relations in contemporary times, such as in the academic-scientific space, where the logic of modern Western science continues to be considered the only predominant and legitimate standard for the production of knowledge, ignoring other realities and worldviews. Given this scenario, it is urgent to promote new epistemological approaches that value the plurality of knowledge. Thus, this paper proposes, in the theoretical-literary field, a debate on Guinean epistemologies, based on the analysis of six poems from the work No fundo do canto, by Odete Costa Semedo: ‘O prenúncio dos trezentos e trinta e três dias’ (The harbinger of three hundred and thirty-three days), ‘Na calada da noite’ (In the dead of night), ‘Pesaroso anunciou: eis o meu poeta!’ (Pesaroso announced: behold my poet!), ‘Invocando os irans’ (Invoking the irans), ‘Raízes e refúgio’ (Roots and refuge) and ‘Bissau levanta-se’ (Bissau rises). The starting point is the assumption that knowledge is neither homogeneous nor exclusive to a single epistemological frame of reference; it manifests itself in a plural form, shaped by diverse experiences and cultural expressions. Overcoming the logic of a single form of knowledge is essential to understanding the multiplicity of perspectives that make up the human experience. The research carried out is basic in nature, strategic in character and intellectual in purpose, based on a qualitative approach, guided by an autoethnographic methodology and supported by an analytical-interpretative bibliographic procedure. It is concluded that Semedo's poetry constitutes a veritable literary archive of Guinean knowledge. Through symbols such as the kabas, the panu di pinti, the kalma and the bissilão tree, as well as spiritual evocations of the irans and asalmas, such as Kobiana and Forombal, the author inscribes an Afrocentric epistemology, rooted in orality, ancestry and endogenous rituals. In this way, she constructs plural epistemic-cultural universes, guided by resistance and identity affirmation, in contrast to the Eurocentric tradition of colonial literature
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99540
    Collections
    • Dissertações [435]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV