Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKasper, Kátia Maria, 1959-pt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Roberto Dalmo Varallo Lima de, 1989-pt_BR
dc.contributor.otherRoel, Renata Santospt_BR
dc.contributor.otherGuido, Lúcia Estevinhopt_BR
dc.contributor.otherSampaio, Shaula Maíra Vicentini dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSejanes, Thalita Alvespt_BR
dc.date.accessioned2025-11-26T14:34:31Z
dc.date.available2025-11-26T14:34:31Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99505
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Kátia Maria Kasperpt_BR
dc.descriptionBanca: Kátia Maria Kasper (Presidente da Banca), Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Renato Santos Roel, Lúcia de Fátima Dinelli Estevinho, Shaula Maíra Vicentini de Sampaiopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/08/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Cartografia realizada por uma artista-educadora que atravessou e se demorou na Praça Santos Andrade, no centro da cidade de Curitiba/PR. Em uma experiência ecosófica, proposição de Félix Guattari (1989/2012), que ressoa com a provocação de Ficar com o Problema, de Donna Haraway (2023), caminhou com a pergunta: O que pode ensinar uma praça pública? Em coletas, descrições e criações, tateou ecologias no contexto urbano. Entende, assim, a educação como ação ecológica de atenção, com Tim Ingold (2023); em diálogo com a noção de encruzilhada, proposta como pedagogia por Luiz Rufino (2019) e como epistemologia por Leda Maria Martins (1995). Inspira-se, em práticas e procedimentos, na ideia de Programa Performativo, da artista Eleonora Fabião (2013); no trabalho do pedagogo Fernand Deligny (2015) e na fabulação especulativa que articula a filósofa da ciência Vinciane Despret (2022). Uma pesquisa que carrega o efeito dos encontros e que propõe aterrar (Bruno Latour, 2020) pelo corpo e pelo chão de uma cidade, entre escrita e invenção, emaranhando a produção de pensamento, presença, vitalidade e vivacidade para atravessar tempos brutospt_BR
dc.description.abstractAbstract: Cartography carried out by an artist-educator who crossed and lingered in Santos Andrade Square, in the city center of Curitiba/PR. In an ecosophical experience, as proposed by Félix Guattari (1989/2012), which resonates with the provocation of Donna Haraway's Staying with the Trouble (2023), she walked with the question: What can a public square teach? In her collections, descriptions and creations, she groped for ecologies in the urban context. She thus understands education as ecological action and attention, with Tim Ingold (2023); in dialog with the notion of crossroads, proposed as pedagogy by Luiz Rufino (2019) and as epistemology by Leda Maria Martins (1995). Its practices and procedures are inspired by the idea of the Performative Program, by artist Eleonora Fabião (2013); by the work of pedagogue Fernand Deligny (2015) and by the speculative fabulation articulated by philosopher of science Vinciane Despret (2022). This research carries the effect of encounters and proposes to land (Bruno Latour, 2020) on the body and the ground of a city, between writing and invention, entangling the production of thought, presence, vitality and vivacity to cross raw timespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectPraças - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectCriaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEmaranhar e agir em uma praça pública : educações para atentar, encruzilhar e fabularpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples