Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalcha, Leandro Siqueira, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorGouvêa, Pedro Henrik Collodelpt_BR
dc.date.accessioned2025-11-14T20:42:20Z
dc.date.available2025-11-14T20:42:20Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99355
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Siqueira Palchapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho produz uma análise sobre o uso de podcasts como metodologia de ensino, a partir da reutilização do material, baixo custo e necessidade mínima de conhecimento técnico. Neste sentido, destaca uma crítica ao modelo tradicional de aulas expositivas, caracterizada pela falta de interação entre professor e aluno e a desconexão dos conteúdos com a realidade atual. Aborda a importância da curiosidade dos estudantes nas disciplinas de Ciências da Natureza e a necessidade de contextualização dos conteúdos. Problematiza se a inclusão de produções de áudio, como podcasts, é viável e relevante na educação formal e não formal para o ensino de ciências e biologia. O objetivo do trabalho é analisar os discursos dos estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas sobre o uso de podcasts no ensino formal, analisar como eles aplicariam essa tecnologia em sala de aula e comparar esses relatos com a literatura existente. Em termos metodológicos, foi realizada uma pesquisa com licenciandos da disciplina de Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia da turma de 2023, primeiro semestre, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) onde buscou-se analisar os dizeres sobre uso de podcasts no ensino de Ciências e Biologia por meio de um questionário. A abordagem teórica-metodológica-analítica utilizada é por meio do referencial da Análise de Discurso franco-brasileira, que considera o discurso como resultado do sujeito sendo submetido à língua e à sua história. O discurso é influenciado por ideologias e não segue um sistema linear de transmissão. As condições de produção, que incluem o contexto imediato e o contexto sócio-histórico e ideológico, bem como a memória interdiscursiva, influenciam a produção do discurso e seu significado. Os resultados da pesquisa indicam que os estudantes de licenciatura possuem um conhecimento limitado sobre podcasts e produção de mídia. Muitas respostas carecem de informações ricas sobre o tema, e alguns comentários não abordam as questões propostas. A falta de referencial teórico pode ser um dos motivos para isso. No entanto, há discursos que se alinham com a literatura sobre o assunto. O uso de podcasts como complemento ou parte das aulas parece ser viável e de fácil implementação, especialmente em termos de compartilhamento de conteúdo em escolas sem acesso à internet. A utilização de podcasts também pode incentivar a criatividade, reflexão e debate entre os estudantes. O tempo médio recomendado para os podcasts é de três a cinco minutos, mas trabalhar com episódios mais longos pode ser justificado em certos casos. Conclui-se que podcasts têm o potencial de atuarem na educação formal e não-formal e que os licenciandos não possuem resistência a uma possível inserção desse tipo de ferramenta no itineráriopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The present work produces an analysis on the use of podcasts as a teaching methodology, based on material reusability, low cost, and minimal technical knowledge required. In this sense, it highlights a critique of the traditional model of lecture-based classes, characterized by the lack of interaction between teacher and student and the disconnection of content from current reality. It addresses the importance of students' curiosity in the disciplines of Natural Sciences and the need for content contextualization. It questions whether the inclusion of audio productions, such as podcasts, is feasible and relevant in formal and non-formal education for the teaching of science and biology. The objective of the work is to analyze the discourses of undergraduate students in Biological Sciences regarding the use of podcasts in formal education, analyze how they would apply this technology in the classroom, and compare these accounts with existing literature. Methodologically, a survey was conducted among undergraduate students of the subject "Teaching Methodology in Science and Biology" of the 2023 class, first semester, of the Biological Sciences course at UFPR, aiming to analyze the statements regarding the use of podcasts in the teaching of Science and Biology through a questionnaire. The theoretical methodological-analytical approach used is based on the reference of the Franco Brazilian Discourse Analysis, which considers discourse as the result of the subject being subjected to language and its history. Discourse is influenced by ideologies and does not follow a linear system of transmission. The production conditions, which include the immediate context and the socio-historical and ideological context, as well as interdiscursive memory, influence the production of discourse and its meaning. The research results indicate that undergraduate students have limited knowledge about podcasts and media production. Many responses lack rich information about the subject, and some comments do not address the proposed questions. The lack of theoretical references may be one of the reasons for this. However, there are discourses that align with the literature on the subject. The use of podcasts as a complement or part of classes seems to be feasible and easily implementable, especially in terms of content sharing in schools without internet access. The use of podcasts can also encourage creativity, reflection, and debate among students. The recommended average time for podcasts is three to five minutes, but working with longer episodes can be justified in certain cases. It is concluded that podcasts have the potential to be used in formal and non-formal education, and that undergraduate students do not resist the possible incorporation of this type of tool into the curriculumpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleEstudo sobre o podcast no ensino de Biologia: o que dizem os licenciandos da UFPRpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples