| dc.contributor.advisor | Pelaez, Victor, 1962- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
| dc.creator | Amorin, Pedro Augusto Soares da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T19:01:20Z | |
| dc.date.available | 2025-11-12T19:01:20Z | |
| dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/99317 | |
| dc.description | Orientador: Prof. Dr. Victor Manoel Pelaez Alvarez | pt_BR |
| dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Ciências Econômicas | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : A presente monografia analisa a difusão dos veículos elétricos (VEs) na China sob uma perspectiva neoschumpeteriana. Argumenta-se que o êxito chinês na transição para a mobilidade elétrica não pode ser explicado apenas por variáveis de mercado, mas resulta de uma trajetória tecnológica deliberadamente construída por meio da coordenação estatal, de políticas públicas de longo prazo e do fortalecimento de um sistema nacional e setorial de inovação. O trabalho articula referencial teórico sobre inovações radicais e incrementais, mecanismos de difusão tecnológica e dependência de trajetória com evidências empíricas sobre a estrutura produtiva chinesa, a cadeia de baterias, os padrões técnicos, a internacionalização das montadoras e o papel central do Estado. Conclui-se que a China desenvolveu uma estratégia autônoma de desenvolvimento tecnológico, articulando escala, aprendizado e coordenação institucional para moldar uma nova trajetória dominante no setor automotivo global | pt_BR |
| dc.description.abstract | Abstract : This study analyzes the diffusion of electric vehicles (EVs) in China from a neoSchumpeterian perspective. It argues that China’s success in transitioning to electric mobility cannot be explained solely by market variables, but rather results from a deliberately constructed technological trajectory enabled by state coordination, longterm public policies, and the strengthening of national and sectoral innovation systems. The study articulates theoretical frameworks on radical and incremental innovations, technology diffusion mechanisms, and path dependence with empirical evidence on China’s productive structure, battery supply chain, technical standards, automaker internationalization, and the central role of the State. It concludes that China has developed an autonomous technological development strategy, combining scale, learning, and institutional coordination to shape a new dominant trajectory in the global automotive sector | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Economia | pt_BR |
| dc.subject | Governança corporativa | pt_BR |
| dc.subject | Inovações tecnológicas | pt_BR |
| dc.subject | Veículos elétricos | pt_BR |
| dc.subject | China | pt_BR |
| dc.title | Inovações, instituições e trajetórias tecnológicas : a difusão dos veículos elétricos na China | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |