• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Inovações, instituições e trajetórias tecnológicas : a difusão dos veículos elétricos na China

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_PEDRO_AUGUSTO_SOARES_DA_SILVA_AMORIN.pdf (473.8Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Amorin, Pedro Augusto Soares da Silva
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A presente monografia analisa a difusão dos veículos elétricos (VEs) na China sob uma perspectiva neoschumpeteriana. Argumenta-se que o êxito chinês na transição para a mobilidade elétrica não pode ser explicado apenas por variáveis de mercado, mas resulta de uma trajetória tecnológica deliberadamente construída por meio da coordenação estatal, de políticas públicas de longo prazo e do fortalecimento de um sistema nacional e setorial de inovação. O trabalho articula referencial teórico sobre inovações radicais e incrementais, mecanismos de difusão tecnológica e dependência de trajetória com evidências empíricas sobre a estrutura produtiva chinesa, a cadeia de baterias, os padrões técnicos, a internacionalização das montadoras e o papel central do Estado. Conclui-se que a China desenvolveu uma estratégia autônoma de desenvolvimento tecnológico, articulando escala, aprendizado e coordenação institucional para moldar uma nova trajetória dominante no setor automotivo global
     
    Abstract : This study analyzes the diffusion of electric vehicles (EVs) in China from a neoSchumpeterian perspective. It argues that China’s success in transitioning to electric mobility cannot be explained solely by market variables, but rather results from a deliberately constructed technological trajectory enabled by state coordination, longterm public policies, and the strengthening of national and sectoral innovation systems. The study articulates theoretical frameworks on radical and incremental innovations, technology diffusion mechanisms, and path dependence with empirical evidence on China’s productive structure, battery supply chain, technical standards, automaker internationalization, and the central role of the State. It concludes that China has developed an autonomous technological development strategy, combining scale, learning, and institutional coordination to shape a new dominant trajectory in the global automotive sector
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99317
    Collections
    • Ciências Econômicas [2176]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV