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dc.contributor.advisorSouza, Kênia Barreiro de, 1987-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.creatorFerreira, Christiano Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2025-11-10T23:48:27Z
dc.date.available2025-11-10T23:48:27Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/99255
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Kênia Barreiro de Souzapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Graduação em Ciências Econômicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O papel da política de financiamento estudantil nas transformações recentes do ensino superior brasileiro é o tema deste trabalho. Sua escolha justifica-se, em primeiro lugar, pelo reconhecido papel da educação superior no desenvolvimento das economias nacionais e, no caso específico do Brasil, na dimensão de recursos públicos destinados à promoção de políticas públicas voltadas ao setor. Busca-se entender a configuração do setor privado e o comportamento das companhias de capital aberto educacionais frente à operacionalização do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, cujas regras e relevância para o setor variaram significativamente ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a análise documental, com ênfase nos demonstrativos financeiros das sociedades anônimas com ações negociadas em bolsa. Os resultados apresentados indicam que, enquanto política pública, o FIES impactou fatores como captação de alunos, nível de receitas e fluxo de caixa dessas companhias, sugerindo a geração de efeitos colaterais tais como a concentração do setor, ao mesmo tempo em que não contribuiu de forma significativa para a expansão do total de alunos matriculados no ensino superior brasileiropt_BR
dc.description.abstractAbstract : The role of student financing policy in the recent transformations of Brazilian higher education is the subject of this work. Its selection is justified, first and foremost, by the recognized role of higher education in the development of national economies and, in the specific case of Brazil, by the extent of public resources allocated to the promotion of public policies aimed at the sector. The study seeks to understand the configuration of the private sector and the behavior of publicly traded educational companies in relation to the operation of the Student Financing Fund (FIES), whose rules and relevance to the sector have varied significantly over time. The methodology used was a bibliographic review and document analysis, with an emphasis on the financial statements of corporations with shares traded on the stock exchange. The results presented indicate that, as a public policy, FIES impacted factors such as student enrollment, revenue levels, and cash flow of these companies, suggesting the generation of side effects such as sector concentration, while not significantly contributing to the expansion of the total number of students enrolled in Brazilian higher educationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectCapital humanopt_BR
dc.subjectEnsino superior - Brasilpt_BR
dc.titleA expansão do ensino superior privado no Brasil : empresas de capital aberto e o FIESpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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