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    A expansão do ensino superior privado no Brasil : empresas de capital aberto e o FIES

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    R_G_CHRISTIANO_EDUARDO_FERREIRA.pdf (707.3Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Ferreira, Christiano Eduardo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : O papel da política de financiamento estudantil nas transformações recentes do ensino superior brasileiro é o tema deste trabalho. Sua escolha justifica-se, em primeiro lugar, pelo reconhecido papel da educação superior no desenvolvimento das economias nacionais e, no caso específico do Brasil, na dimensão de recursos públicos destinados à promoção de políticas públicas voltadas ao setor. Busca-se entender a configuração do setor privado e o comportamento das companhias de capital aberto educacionais frente à operacionalização do Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, cujas regras e relevância para o setor variaram significativamente ao longo do tempo. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a análise documental, com ênfase nos demonstrativos financeiros das sociedades anônimas com ações negociadas em bolsa. Os resultados apresentados indicam que, enquanto política pública, o FIES impactou fatores como captação de alunos, nível de receitas e fluxo de caixa dessas companhias, sugerindo a geração de efeitos colaterais tais como a concentração do setor, ao mesmo tempo em que não contribuiu de forma significativa para a expansão do total de alunos matriculados no ensino superior brasileiro
     
    Abstract : The role of student financing policy in the recent transformations of Brazilian higher education is the subject of this work. Its selection is justified, first and foremost, by the recognized role of higher education in the development of national economies and, in the specific case of Brazil, by the extent of public resources allocated to the promotion of public policies aimed at the sector. The study seeks to understand the configuration of the private sector and the behavior of publicly traded educational companies in relation to the operation of the Student Financing Fund (FIES), whose rules and relevance to the sector have varied significantly over time. The methodology used was a bibliographic review and document analysis, with an emphasis on the financial statements of corporations with shares traded on the stock exchange. The results presented indicate that, as a public policy, FIES impacted factors such as student enrollment, revenue levels, and cash flow of these companies, suggesting the generation of side effects such as sector concentration, while not significantly contributing to the expansion of the total number of students enrolled in Brazilian higher education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/99255
    Collections
    • Ciências Econômicas [2167]

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