dc.contributor.advisor | Macena, Ivone Rodrigues, 1973- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Souza, Wivian Graciela Meneguetti de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T11:45:28Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T11:45:28Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98760 | |
dc.description | Orientador: Ivone Rodrigues Macena Barossi | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Alternativas ara uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este projeto tem como objetivo central destacar a relevância de oferecer às crianças, desde a primeira infância, um acesso contínuo e diversificado à literatura, considerando tanto os espaços formais, como escolas e bibliotecas, quanto os informais, como praças, centros comunitários e outros ambientes culturais. A proposta é evidenciar como a Literatura para as Infâncias e a Contação de Histórias podem atuar como ferramentas transformadoras no desenvolvimento infantil, promovendo o encantamento pela leitura, a ampliação da imaginação e o estímulo à criatividade. Ao integrar o lúdico com o educativo, o projeto visa criar experiências significativas e prazerosas para as crianças, estabelecendo uma relação afetiva e duradoura com o universo literário. Mais do que um recurso pedagógico, a contação de histórias é compreendida como um ato cultural, capaz de aproximar crianças e adultos de narrativas que dialoguem com suas vivências, promovam a diversidade, e instiguem reflexões sobre o mundo. Com isso, o projeto também busca fortalecer a ideia de que o contato com a literatura vai além do espaço escolar, potencializando a participação da comunidade e valorizando o papel das práticas culturais na formação integral das crianças. Dessa forma, visa contribuir para a formação de leitores críticos, sensíveis e conectados com a pluralidade de saberes que a literatura oferece, construindo pontes entre a imaginação e a realidade, o lúdico e o aprendizado, a história e a criação de novas narrativas | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura para crianças | pt_BR |
dc.title | Literatura Infantil e a contação de histórias em espaços formais e não formais | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |