Literatura Infantil e a contação de histórias em espaços formais e não formais
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Data
2024Autor
Souza, Wivian Graciela Meneguetti de
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Resumo: Este projeto tem como objetivo central destacar a relevância de oferecer às crianças, desde a primeira infância, um acesso contínuo e diversificado à literatura, considerando tanto os espaços formais, como escolas e bibliotecas, quanto os informais, como praças, centros comunitários e outros ambientes culturais. A proposta é evidenciar como a Literatura para as Infâncias e a Contação de Histórias podem atuar como ferramentas transformadoras no desenvolvimento infantil, promovendo o encantamento pela leitura, a ampliação da imaginação e o estímulo à criatividade. Ao integrar o lúdico com o educativo, o projeto visa criar experiências significativas e prazerosas para as crianças, estabelecendo uma relação afetiva e duradoura com o universo literário. Mais do que um recurso pedagógico, a contação de histórias é compreendida como um ato cultural, capaz de aproximar crianças e adultos de narrativas que dialoguem com suas vivências, promovam a diversidade, e instiguem reflexões sobre o mundo. Com isso, o projeto também busca fortalecer a ideia de que o contato com a literatura vai além do espaço escolar, potencializando a participação da comunidade e valorizando o papel das práticas culturais na formação integral das crianças. Dessa forma, visa contribuir para a formação de leitores críticos, sensíveis e conectados com a pluralidade de saberes que a literatura oferece, construindo pontes entre a imaginação e a realidade, o lúdico e o aprendizado, a história e a criação de novas narrativas