• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Literatura Infantil e a contação de histórias em espaços formais e não formais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - WIVIAN GRACIELA MENEGUETTI DE SOUZA.pdf (3.604Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Souza, Wivian Graciela Meneguetti de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este projeto tem como objetivo central destacar a relevância de oferecer às crianças, desde a primeira infância, um acesso contínuo e diversificado à literatura, considerando tanto os espaços formais, como escolas e bibliotecas, quanto os informais, como praças, centros comunitários e outros ambientes culturais. A proposta é evidenciar como a Literatura para as Infâncias e a Contação de Histórias podem atuar como ferramentas transformadoras no desenvolvimento infantil, promovendo o encantamento pela leitura, a ampliação da imaginação e o estímulo à criatividade. Ao integrar o lúdico com o educativo, o projeto visa criar experiências significativas e prazerosas para as crianças, estabelecendo uma relação afetiva e duradoura com o universo literário. Mais do que um recurso pedagógico, a contação de histórias é compreendida como um ato cultural, capaz de aproximar crianças e adultos de narrativas que dialoguem com suas vivências, promovam a diversidade, e instiguem reflexões sobre o mundo. Com isso, o projeto também busca fortalecer a ideia de que o contato com a literatura vai além do espaço escolar, potencializando a participação da comunidade e valorizando o papel das práticas culturais na formação integral das crianças. Dessa forma, visa contribuir para a formação de leitores críticos, sensíveis e conectados com a pluralidade de saberes que a literatura oferece, construindo pontes entre a imaginação e a realidade, o lúdico e o aprendizado, a história e a criação de novas narrativas
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98760
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [216]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV