dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Bressianini, Valéria Aparecida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-09T11:43:16Z | |
dc.date.available | 2025-10-09T11:43:16Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/98759 | |
dc.description | Não consta orientador | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este texto versa sobre um relato de experiência sobre um projeto educacional realizado entre os anos de 2021 a 2024, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na região Noroeste do estado do Paraná. O objetivo principal foi desenvolver mediações educativas, sustentadas segundo os ideais da emancipação humana, entre as crianças da educação infantil, suas professoras e comunidade escolar. Para tanto, o grupo envolvido, unido à direção da instituição, desenvolveu práticas educacionais que alcançaram o envolvimento com a temática da horta e jardinagem na escola da infância. O referencial teórico metodológico empregado enquadra-se na Educação Libertadora de Paulo Freire, na posição teórica da Sociologia das Emergências, de Boaventura de Souza Santos, que valoriza os saberes normalmente invisibilizados, e na abordagem Pikler, que reverencia e respeita a capacidade de desenvolvimento das crianças até os três anos de idade | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Horticultura | pt_BR |
dc.subject | Jardinagem | pt_BR |
dc.title | Horta e jardinagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |