Mostrar registro simples

dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorBressianini, Valéria Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2025-10-09T11:43:16Z
dc.date.available2025-10-09T11:43:16Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98759
dc.descriptionNão consta orientadorpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este texto versa sobre um relato de experiência sobre um projeto educacional realizado entre os anos de 2021 a 2024, em um Centro Municipal de Educação Infantil, localizado na região Noroeste do estado do Paraná. O objetivo principal foi desenvolver mediações educativas, sustentadas segundo os ideais da emancipação humana, entre as crianças da educação infantil, suas professoras e comunidade escolar. Para tanto, o grupo envolvido, unido à direção da instituição, desenvolveu práticas educacionais que alcançaram o envolvimento com a temática da horta e jardinagem na escola da infância. O referencial teórico metodológico empregado enquadra-se na Educação Libertadora de Paulo Freire, na posição teórica da Sociologia das Emergências, de Boaventura de Souza Santos, que valoriza os saberes normalmente invisibilizados, e na abordagem Pikler, que reverencia e respeita a capacidade de desenvolvimento das crianças até os três anos de idadept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectHorticulturapt_BR
dc.subjectJardinagempt_BR
dc.titleHorta e jardinagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples