Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955-pt_BR
dc.contributor.advisorCavallet, Valdo Jose, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorKriger, Vera Vonpt_BR
dc.date.accessioned2025-10-09T11:32:13Z
dc.date.available2025-10-09T11:32:13Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98757
dc.descriptionOrientador: Susan Regina Raittz Cavallet, Valdo José Cavalletpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho é uma partilha das vivências e experiências que aconteceram nos encontros e reencontros do movimento que ocorreu no município de Almirante Tamandaré – Paraná, nominado Caravana da Educação e revela o sonho de transformar o Território de Almirante Tamandaré em município educador, de modo que todos os sujeitos aprendem e ensinam simultaneamente nas relações intergeracionais e que os Direitos Humanos sejam protegidos. Esse movimento promoveu a participação social do Estado, Família e Sociedade nas pautas da Educação, para além da gestão municipal, articulando a construção de uma Política de Estado, que se alicerça na concepção da Educação Integral No e Com o Território, enquanto oportunidade de desenvolvimento da integralidade dos sujeitos – biopsicossocial e espiritual e das aprendizagens a todas e todos. Além disso, o movimento foi um disparador para a construção do Currículo da Rede Municipal de Educação de Almirante Tamandaré, cuja construção foi realizada por Grupos de Trabalho e mediada pela Secretaria Municipal de Educação enquanto organização educativa, a qual promoveu a participação das famílias e comunidades em um processo democrático, participativo e de horizontalização entre os sujeitos, com a intencionalidade de ouvi-los e considerar suas demandas sobre o que queriam para a educação do Município. Esse trabalho, construído em forma de narrativa, contempla registro de memória, imagens e textos literários que expressam o processo de escuta e participação da sociedade, sendo esta uma das alternativas para a educação, alinhada a perspectiva do Curso de Especialização da ANE – Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectEducação - Currículospt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.titleCurrículo em movimento : a participação social e a corresponsabilidade da família, estado e sociedade na construção e implementação do currículo da Rede Municipal da Educação de Almirante Tamandarépt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples