• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Alternativas para uma nova educação
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Currículo em movimento : a participação social e a corresponsabilidade da família, estado e sociedade na construção e implementação do currículo da Rede Municipal da Educação de Almirante Tamandaré

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - E - VERA VON KRIGER.pdf (12.42Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Kriger, Vera Von
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho é uma partilha das vivências e experiências que aconteceram nos encontros e reencontros do movimento que ocorreu no município de Almirante Tamandaré – Paraná, nominado Caravana da Educação e revela o sonho de transformar o Território de Almirante Tamandaré em município educador, de modo que todos os sujeitos aprendem e ensinam simultaneamente nas relações intergeracionais e que os Direitos Humanos sejam protegidos. Esse movimento promoveu a participação social do Estado, Família e Sociedade nas pautas da Educação, para além da gestão municipal, articulando a construção de uma Política de Estado, que se alicerça na concepção da Educação Integral No e Com o Território, enquanto oportunidade de desenvolvimento da integralidade dos sujeitos – biopsicossocial e espiritual e das aprendizagens a todas e todos. Além disso, o movimento foi um disparador para a construção do Currículo da Rede Municipal de Educação de Almirante Tamandaré, cuja construção foi realizada por Grupos de Trabalho e mediada pela Secretaria Municipal de Educação enquanto organização educativa, a qual promoveu a participação das famílias e comunidades em um processo democrático, participativo e de horizontalização entre os sujeitos, com a intencionalidade de ouvi-los e considerar suas demandas sobre o que queriam para a educação do Município. Esse trabalho, construído em forma de narrativa, contempla registro de memória, imagens e textos literários que expressam o processo de escuta e participação da sociedade, sendo esta uma das alternativas para a educação, alinhada a perspectiva do Curso de Especialização da ANE – Alternativas para uma Nova Educação
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98757
    Collections
    • Alternativas para uma nova educação [216]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV