Currículo em movimento : a participação social e a corresponsabilidade da família, estado e sociedade na construção e implementação do currículo da Rede Municipal da Educação de Almirante Tamandaré
Resumo
Resumo: Este trabalho é uma partilha das vivências e experiências que aconteceram nos encontros e reencontros do movimento que ocorreu no município de Almirante Tamandaré – Paraná, nominado Caravana da Educação e revela o sonho de transformar o Território de Almirante Tamandaré em município educador, de modo que todos os sujeitos aprendem e ensinam simultaneamente nas relações intergeracionais e que os Direitos Humanos sejam protegidos. Esse movimento promoveu a participação social do Estado, Família e Sociedade nas pautas da Educação, para além da gestão municipal, articulando a construção de uma Política de Estado, que se alicerça na concepção da Educação Integral No e Com o Território, enquanto oportunidade de desenvolvimento da integralidade dos sujeitos – biopsicossocial e espiritual e das aprendizagens a todas e todos. Além disso, o movimento foi um disparador para a construção do Currículo da Rede Municipal de Educação de Almirante Tamandaré, cuja construção foi realizada por Grupos de Trabalho e mediada pela Secretaria Municipal de Educação enquanto organização educativa, a qual promoveu a participação das famílias e comunidades em um processo democrático, participativo e de horizontalização entre os sujeitos, com a intencionalidade de ouvi-los e considerar suas demandas sobre o que queriam para a educação do Município. Esse trabalho, construído em forma de narrativa, contempla registro de memória, imagens e textos literários que expressam o processo de escuta e participação da sociedade, sendo esta uma das alternativas para a educação, alinhada a perspectiva do Curso de Especialização da ANE – Alternativas para uma Nova Educação