A associação entre a qualidade do relacionamento entre professor e estudante e o florescimento humano
Resumo
Resumo: A função da escola no contexto brasileiro passou por diversas transformações: de um ambiente voltado à simples assimilação de conteúdo para um espaço com potencial de, além dos aspectos conteudistas, promover o florescimento e o desenvolvimento dos estudantes. O florescimento, entendido como uma perspectiva ampliada de bemestar que engloba felicidade, saúde física e mental, relacionamentos, propósito e significado de vida, caráter, dimensão cívica e recursos materiais, pode ser incentivado de diferentes formas no contexto escolar, incluindo o relacionamento entre professores e estudantes. Por sua vez, esse relacionamento pode não apenas funcionar como um fator promotor de florescimento, mas, dependendo de sua qualidade, também obstruí-lo. A qualidade desse vínculo, caracterizada por ações de cuidado e suporte, ainda é pouco discutida em estudos sobre bem-estar no Brasil, assim como existem poucas pesquisas nacionais que analisam o bem-estar para além da perspectiva hedônica. Além disso, há uma lacuna de investigações que busquem compreender o florescimento em contextos do mundo majoritário, como o Brasil. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal investigar a associação entre a qualidade dos relacionamentos entre professores e estudantes e o florescimento humano em uma amostra de estudantes do 4º e 5º ano de duas escolas públicas na cidade de Piraquara (PR). Partiu-se da hipótese de que a qualidade dos relacionamentos atuaria como variável preditora do florescimento humano, bem como das dimensões de florescimento quando analisadas separadamente. Participaram do estudo 181 estudantes do 4º e 5º ano, com idades entre 8 e 18 anos (média: 10,05; desvio padrão: 1,12), de duas escolas públicas de Piraquara, no sul do Brasil. Os dados foram coletados por meio de um questionário de autorrelato que abarcou variáveis sociodemográficas, florescimento e a qualidade dos relacionamentos na escola. As análises utilizaram correlação e regressão hierárquica, com idade e gênero como variáveis iniciais e incluídas como covariáveis nos modelos subsequentes. Os principais resultados indicam que a qualidade dos relacionamentos prediz o florescimento quando considerado globalmente. Ao analisar cada dimensão isoladamente, a qualidade do relacionamento prediz a maioria delas, exceto os recursos materiais. Esses achados sugerem que a adoção de atitudes de cuidado e suporte pode favorecer as necessidades subjetivas dos estudantes, contribuindo, assim, para a promoção do florescimento humano Abstract: The role of schools in the Brazilian context has undergone several transformations: from an environment focused on the mere assimilation of content to a space that, in addition to content-oriented aspects, has the potential to foster student flourishing and development. Flourishing, understood as a broader perspective on well-being encompassing happiness, physical and mental health, relationships, life purpose and meaning, character, civic engagement, and material resources, can be encouraged in various ways within the school context—including through the relationship between teachers and students. In turn, this relationship can not only serve as a factor that promotes flourishing but, depending on its quality, also hinder it. The quality of this bond, characterized by caring and supportive actions, is still underexplored in Brazilian studies on well-being, and few national studies analyze well-being beyond a hedonic perspective. Furthermore, there is a gap in research aiming to understand flourishing in majority-world contexts, such as Brazil. In light of this, the main objective of this study was to investigate the association between the quality of the relationships between teachers and students and human flourishing in a sample of 4th- and 5thgrade students from two public schools in the city of Piraquara (Paraná). The hypothesis was that relationship quality would serve as a predictor of human flourishing, as well as of its dimensions when analyzed separately. The study included 181 students in the 4th and 5th grades, aged 8 to 18 years (mean: 10.05; standard deviation: 1.12), from two public schools in Piraquara, located in southern Brazil. Data were collected through a self-report questionnaire covering sociodemographic variables, flourishing, and the quality of relationships at school. Analyses were conducted using correlation and hierarchical regression, with age and gender as initial variables and subsequently included as covariates in later models. The main findings indicate that relationship quality predicts overall flourishing. When examining each dimension individually, relationship quality predicts most of them, with the exception of material resources. These results suggest that adopting caring and supportive attitudes can fulfill students’ subjective needs, thereby contributing to the promotion of human flourishing
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