O desenvolvimento profissional docente e a cultura escolar : o que revelam os professores sobre a docência e o currículo da educação infantil em Campo Largo/PR
Resumo
Resumo: Esta pesquisa trata do desenvolvimento profissional de professores atuantes na Educação Infantil do município de Campo Largo/PR e problematiza as situações que têm sido enfrentadas na docência da Educação Infantil no âmbito da formação continuada, diante da execução da proposta do Referencial Curricular do Município de Campo Largo/PR (2019). A pergunta norteadora da pesquisa é: quais situações e desafios têm sido enfrentados na docência na Educação Infantil, no âmbito da formação continuada, diante da execução da proposta do Referencial Curricular do Município de Campo Largo/PR? O objetivo geral da pesquisa é analisar o desenvolvimento profissional de professores (as) que atuam na Educação Infantil de Campo Largo/PR, considerando as influências culturais do ambiente escolar e o que diz a proposta do Referencial Curricular do Município. Os objetivos específicos da pesquisa são: apresentar os conceitos de formação e desenvolvimento profissional docente, sob as influências da cultura escolar e cultura da escola; contextualizar a formação continuada em Campo Largo a partir da legislação educacional; refletir sobre os documentos que oferecem apoio normativo à Educação Infantil, considerando o Referencial Curricular do Município de Campo Largo/PR (2019), as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI, 2009), e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil (BNCC, 2017); analisar a atuação dos (as) professores (as) participantes da pesquisa, considerando os desafios encontrados na prática pedagógica em articulação com a proposta curricular do município de Campo Largo/PR. Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná' e está vinculada ao Grupo de Pesquisa sobre Formação de Professores (GPFOR). A metodologia utilizada nesta pesquisa parte da abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com foco no processo de desenvolvimento, cujo método no qual se fundamenta é a pesquisa empírica; utilizase das técnicas de pesquisa: bibliográfica, análise documental das DCNEI (2009), BNCC (2017) e do Referencial Curricular do Município de Campo Largo/PR (2019) e entrevista semiestruturada. Para a Análise de Conteúdo (AC) foi utilizado o conceito de Bardin (2011), que utiliza os procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, trabalhando com as fases de (a) pré-análise, (b) exploração do material e (c) tratamento dos resultados. Os teóricos que ampararam a pesquisa foram: Forquin (1992), Marcelo (2009), Nóvoa (2022), Tardif (2012), Bortolanza e Freire (2018), Nogueira e Borges (2023), entre outros. A questão abordada é fundamental para o norteamento dos currículos direcionados à Educação Infantil. Como resultados, constatou-se que os desafios elencados pelos docentes e coordenadores permeiam a falta de profissionais na rede, a necessidade de mudança das práticas pedagógicas, a desestrutura familiar, a falta de espaço físico adequado nas salas de referência e instituições, a organização dos tempos e espaços, o número excessivo de crianças dentro das turmas, a inclusão atrelada à falta de profissionais de apoio, e a pouca valorização dos profissionais da Educação. Além disso, reiterase a importância da formação e prática docente reflexiva e crítica perante o processo contínuo de reestruturação curricular e mudanças nas práticas educativas, assim como políticas que assegurem condições de trabalho e carreira, formação continuada adequada, além de valorização e investimentos contínuos no aprimoramento docente Abstract: This research addresses the professional development of teachers working in Early Childhood Education in Campo Largo/PR, and problematizes the situations faced by Early Childhood Education teachers within the scope of continuing education, given the implementation of the proposed Curricular Framework of the Municipality of Campo Largo/PR (2019). The guiding question is: What situations and challenges have been faced by Early Childhood Education teachers, within the scope of continuing education, given the implementation of the proposed Curricular Framework of the Municipality of Campo Largo/PR? The general objective of the research is to analyze the professional development of Early Childhood Education teachers in Campo Largo/PR, considering the cultural influences of the school environment and the proposal of the Municipal Curricular Framework. The specific objectives are: to present the concepts of teacher training and professional development under the influence of school culture and the culture of the school; to contextualize continuing education in Campo Largo based on educational legislation; to reflect on the documents that offer normative support for Early Childhood Education, considering the Curricular Reference of the Municipality of Campo Largo/PR (2019), the National Curricular Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI, 2009), and the National Common Curricular Base for Early Childhood Education (BNCC, 2017); to analyze the performance of the teachers participating in the research, considering the challenges encountered in pedagogical practice in conjunction with the curricular proposal of Campo Largo/PR. This research is part of the Culture, School, and Formative Processes in Education research line of the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraná and is linked to the Research Group on Teacher Training (GPFOR). The methodology used is based on a qualitative, descriptive approach, focusing on the development process, whose method is based on empirical research. It uses the following research techniques: bibliographical, documentary analysis of DCNEI (2009), BNCC (2017), and the Curricular Reference of the Municipality of Campo Largo/PR (2019), and semistructured interviews. For Content Analysis (CA), Bardin's (2011) concept was applied, using systematic and objective procedures to describe the content of messages, working with the phases of (a) pre-analysis, (b) exploration of the material, and (c) treatment of results. The theorists supporting the research were: Forquin (1992), Marcelo (2009), Nóvoa (2022), Tardif (2012), Bortolanza and Freire (2018), Nogueira and Borges (2023), among others. The issue addressed is fundamental for guiding curricula aimed at Early Childhood Education. The results revealed that the challenges identified by teachers and coordinators include a shortage of professionals in the network, the need to change pedagogical practices, family disruption, the lack of adequate physical space in classrooms and institutions, the organization of time and space, the excessive number of children in classes, inclusion linked to a lack of support professionals, and the undervaluation of education professionals. Furthermore, the importance of reflective and critical teacher training and practice in the ongoing process of curricular restructuring and changes in educational practices is reiterated, as well as policies that ensure working and career conditions, adequate continuing education, and continued appreciation and investment in teacher development
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