• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016016P7 Programa de Pós-Graduação em Letras
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O Rainhado e os dragões de Cleolind : uma análise da fantasia feminista em O Priorado da Laranjeira

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - GIOVANNA CAMILA CAMPARA.pdf (879.7Kb)
    Data
    2025
    Autor
    Campara, Giovanna Camila
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O fantástico, desde seus primórdios que voltam até as primeiras ficções que se possui registro, sempre foi um meio pelo qual a humanidade pôde interagir com o sonho, o maravilhoso e a magia. Dessarte, há muito da alta fantasia alicerçado em moldes do passado particularmente medievalistas, o que Samantha Shannon considera até certo ponto benéfico, pois pode auxiliar o leitor a se situar numa realidade completamente diferente de sua própria. Por outro lado, a autora afirma que o histórico extenso da fantasia até os prelúdios da literatura e a constante ode ao passado pode acarretar na confusão entre fantasia e fato. E nessa linha, defende que tal equívoco por muitas vezes resulta na exclusão de grupos marginalizados, visto que naturalmente cria-se a expectativa de que a fantasia aja como um espelho do que já foi. Logo, Shannon descarta tal necessidade infundada por exatidão histórica e propõe em sua alta fantasia O Priorado da Laranjeira um universo secundário livre de papéis de gênero, injustiças raciais e heteronormatividade. Este trabalho, portanto, possui dois principais objetivos: analisar o modo pelo qual a autora pincelou uma retórica feminista na construção de mundo; e estudar a forma como subverteu arquétipos femininos comuns da fantasia, usualmente respaldados no determinismo biológico, para idealizar personagens multifacetadas. Sendo assim, foi feito uma retomada histórica breve a respeito das origens e ramificações da alta fantasia literária no ocidente, com amparo teórico principalmente de James e Mendlesohn e Manlove. Nesse panorama, na medida em que as fronteiras entre fantasia, maravilhoso e as várias ramificações da literatura que dobra as leis do real se misturam, também foi realizado um estudo a respeito da terminologia e conceitos principais do literário fantástico, a fim de entender exatamente o que seria a (alta) fantasia. À vista disso, com base em teóricas feministas como Walker, Frankel, Showalter, Tatar e Funck, também foi estudada a concretização da misoginia na fantasia e de que modo a mulher é retratada nesta. Assim, analisamos os caminhos trilhados pelas(os) autoras(es) de alta fantasia que subvertem a norma do subgênero, e o modo como construíram uma nova tradição no que toca a existência da mulher nesse meio. Por fim, a partir dessas reflexões, quatro personagens centrais de O Priorado da Laranjeira foram analisadas: Ead, Sabran, Tané e Kalyba; tendo em vista as incumbências arquetípicas que desempenharam na narrativa e seus papéis enquanto Sujeitos na diegese. Desse modo, chegamos a conclusão de que Shannon promove perspectivas alternativas e discussões a respeito de misoginia, maternidade, safismo, monstruoso feminino, heroísmo e outros assuntos que concernem à experiência feminina de modo mais avançado, justamente porque remove os papéis de gênero tradicionais de sua narrativa e por isso não se vê obrigada a fazer jus à qualquer cânone histórico. Logo, ao passo que, na teoria de Funck, a literatura, enquanto componente do imaginário cultural, transborda constantemente para o material, é de extrema importância que a mulher exista na fantasia como Sujeito plurifacetado, não imediatamente estigmatizado como Outro e livre em sua subjetividade
     
    Abstract: The fantastic, from its beginnings to the first ever recorded fictions, has always been a means by which humanity interacted with dreams, the marvelous and magic. Thus, there is a great part of high fantasy particularly built on medievalist models, which Samantha Shannons considers, to a degree, beneficial, since it may aid the reader to locate in a reality completely different from their own. On the other hand, the author states that fantasy’s extensive record to the preludes of literature and constant odes to the past might lead to confusion between fantasy and fact. And along these lines, she argues that such a mistake often results in the exclusion of marginalized groups, since it becomes naturally expected that fantasy acts as a mirror of what once was. Therefore, Shannon discards such an unfounded need for historical accuracy and proposes in her high fantasy novel The Priory of the Orange Tree a secondary world free from gender roles, racial inequalities and heteronormativity. This work, thence, has two main objectives: analyze how the author painted a feminist rhetoric in her worldbuilding; and study the way by which she subverted feminine archetypes common to fantasy that are usually supported in biological determinism, in order to idealize multifaceted characters. Thereby, a brief historical review was made regarding the origins and ramifications of high literary fantasy in the West, with theoretical support mainly from James and Mendlesohn and Manlove. To this extent, as the lines between fantasy, marvelous and the various branches of literature that bend the laws of reality blur, a study was also carried out regarding terminology and main concepts of fantastic literature, in order to understand what (high) fantasy is exactly. In view of this, based on feminist theorists such as Walker, Frankel, Showalter, Tatar and Funck, the concretization of misogyny in fantasy and how women are portrayed in it were also studied. Herewith, we analyzed the paths trekked by high fantasy authors who subvert the norms of the subgenre, and the way they built a new tradition regarding the existence of women in this context. At last, based on these reflections, four central characters from The Priory of the Orange Tree were analyzed: Ead, Sabran, Tané and Kalyba; taking into account the archetypal tasks they performed in the narrative and their roles as Subjects in the diegesis. Hence, we concluded that Shannon promotes alternative perspectives and discussions regarding misogyny, motherhood, sapphism, the monstrous feminine, heroism and other topics that concern the female experience in a more advanced way, precisely because she removes the traditional gender roles from her narrative, and therefore does not feel obliged to do justice to any historical canon. Thus, while, according to Funck’s theory, literature, as a component of the cultural imaginary, constantly overflows to the material, it is of extreme importance that the woman exists in fantasy as a multifaceted Subject, not immediately stigmatized as Other and free in her subjectivity
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98485
    Collections
    • Dissertações [431]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV