A formação do terapeuta ocupacional voltada para a socioeducação : desvelamentos documentais
Resumo
Resumo: Este estudo pretende investigar aspectos da formação do Terapeuta Ocupacional (TO), com base nos princípios norteadores legais para a atuação do profissional no Sistema Socioeducativo por meio da análise curricular da graduação em Terapia Ocupacional. Inicialmente, apresenta-se o contexto institucional de atendimento dos Centros de Socioeducação, em conformidade com a legislação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Estatuto da Criança e do Adolescente e demais norteadores na condução da medida socioeducativa, considerando o perfil do adolescente em conflito com a lei. O TO como profissional é requerido no âmbito socioeducativo e para situar essa representação foi realizado um breve histórico da Terapia Ocupacional no Brasil e as concepções de normativas curriculares das principais instituições de formação do TO. Pressupondo como diferencial o atendimento do profissional voltado para a socioeducação, pautado no adolescente em conflito com a lei em cumprimento de medida socioeducativa, o estudo documental e qualitativo buscou contemplar a formação deste profissional em cursos de graduação, no que diz respeito à aprendizagem curricular, habilidades e competências desenvolvidas. Seguindo em duas etapas uma com o levantamento e análise integrativa resumindo-se os 25 artigos, 7 teses e 8 dissertações de periódicos das bases de dados configurando a maior parte do acervo em revistas especializadas em Educação, culminando com sua categorização temática. A outra etapa consistiu na seleção de universidades públicas de diferentes regiões brasileiras: 10 universidades foram selecionadas por regiões de maior concentração de cursos de graduação presenciais da terapia ocupacional, frente à temática de atendimento socioeducativo. Na sequência do caminho a ser percorrido apresentam se os currículos de Educação Superior correspondentes: Universidade Federal do Pará(UFPA), Universidade Federal da Bahia(UFBA), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas(UNICISAL), Universidade de São Paulo(USP), Universidade Federal do Espírito Santo(UFES), Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP), Universidade Federal de São Carlos(UFSCAR), Universidade Federal do Triângulo Mineiro(UFTM), Universidade Federal do Paraná(UFPR) e a Universidade Federal de Pelotas(UFPEL). Levanta-se a necessidade da inserção deste profissional, especificamente no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, no atendimento de medidas socioeducativas como parte da equipe multidisciplinar. Apresentam-se resultados em quadros ilustrativos, que impactam significativamente na escolha da temática frente à leitura dos artigos, teses e dissertações e na análise de currículos e projetos pedagógicos elaborados na construção dos cursos de graduação da terapia ocupacional, como a falta de dados e materiais disponíveis on-line para estudo em universidades públicas, falta de disciplinas que comportem a temática adolescente, direitos humanos e a preparação para inserção dos terapeutas ocupacionais neste campo de atuação tão emergente em nosso país. Finalmente, a revisão de literatura e a investigação documental compuseram quadros com núcleos de significação com referência às Diretrizes Curriculares na formação de Terapeutas Ocupacionais e abordou suas relações com a prática relacionada a medidas socioeducativas Abstract: This study aims to investigate aspects of the training of the Occupational Therapist (OT), based on the guiding legal principles for the professional's work in the socio educational system, by analysing the curriculum of the undergraduate degree in Occupational Therapy. Initially, the institutional context of care of the Socio educational Centres is presented, in accordance with the legislation of the National System of Socio-educational Care, the Statute of the Child and the Adolescent and other guidelines in the conduct of the measure socio-educational, considering the profile of the adolescent in conflict with the law. OT as a professional is required in the socio-educational sphere and to situate this representation a brief history was made of Occupational Therapy in Brazil and the conceptions of normative curricula of the main OT training institutions. Assuming that the professional's services are geared towards socio-education, based on adolescents in conflict with the law in fulfilment of a socio-educational measure, the documentary and qualitative study sought to contemplate the training of this professional in undergraduate courses, with regard to learning curriculum, skills and competences developed. It followed two stages, one with a survey and integrative analysis summarising the 25 articles, 7 theses and 8 dissertations from periodicals min the databases, making up most of the collection in journals specialising in education, culminating in their categorisation thematic. The other stage consisted of selecting public universities in different Brazilian regions: 10 universities were selected according to the regions with the highest concentration of face-to-face undergraduate courses in occupational therapy, in relation to the theme of socio-educational care. The corresponding higher education curricula are presented below: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNICISAL), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal do Paraná (UFPR) and Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). There is a need to include this professional, specifically in the care of adolescents in conflict with the law, in the care of socio-educational measures as part of the multidisciplinary team. The results are presented in illustrative tables, which have a significant impact on the choice of theme when reading articles, theses and dissertations and analysing curricula and pedagogical projects drawn up in the construction of undergraduate occupational therapy courses, such as the lack of data and materials available online for study at public universities, the lack of subjects that include the theme of adolescents, human rights and the preparation for the insertion of occupational therapists in this field of activity that is so emerging in our country. Finally, the literature review and the documentary investigation composed tables with nuclei of meaning with reference to the Curriculum Guidelines in the training of Occupational Therapists and addressed their relationship with the practice related to socio-educational measures
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