Ânus, religião e história em O Nosso Reino, de Valter Hugo Mãe, e História do Olho, de Georges Bataille
Resumo
Resumo: Possível elo entre as obras o nosso reino (2004), do autor angolano, radicado em Portugal, Valter Hugo Mãe (1971), e História do Olho (1928), do francês Georges Bataille (1897–1962), o ânus é pouco explorado na literatura canônica, na história, na sociedade e na academia. Esse é um dos fatores que fizeram com que o livro de estreia de Mãe fosse retirado do Plano Nacional de Leitura de Portugal, em 2017, e que o livro de Bataille fosse publicado e comercializado de maneira clandestina e sob pseudônimo. Para entender como e por que o ânus se tornou uma parte renegada do corpo ao longo da história, e como isso se reflete nas publicações em questão, esta dissertação realiza uma análise comparativa entre as obras, explorando a história, o surrealismo, a religião e a filosofia sob a hipótese de a literatura, ou parte muito significativa dela, manter-se alinhada à ideologia vigente da sociedade, configurando se, assim, como um reflexo dela, fazendo com que os livros em questão sejam vistos como transgressores. Para isso, o trabalho tem como embasamento teórico as proposições de autores como Michel Foucault (1926–1984), proporcionando um olhar histórico sobre a sexualidade, e Javier Sáez (1965) e Sejo Carrascosa (1959), que trazem uma visão contemporânea sobre a sexualidade, mais especificamente sobre o ânus. Além deles, a obra O erotismo (2023), de Georges Bataille, contribui para o debate sobre os conceitos de interdito e transgressão, bem como para o entendimento das relações entre o erotismo, a violência, os tabus e a religião. As obras desses teóricos também ajudam a compreender o fato de o ânus ter sido renegado na história, na sexualidade e na Literatura. No que se refere à Literatura, mobilizamos os contributos de Antonio Candido (1918–2017), Terry Eagleton (1943) e Antoine Compagnon (1950) para explicitar a relação entre a literatura e a sociedade, enquanto História da literatura erótica (1993), de Sarane Alexandrian (1927–2009), é utilizado para contar parte da trajetória desse gênero. E os estudos de Mikhail Bakhtin (1895 1975) são retomados para entendermos a subversão da ordem por meio do grotesco corporal na hierarquia social e religiosa. Com relação aos contextos históricos nos quais as duas narrativas se passam, Duncan Simpson (1970), Maria Luisa de Almeida Paschkes (1952) e Filipe Ribeiro de Meneses (1969) proporcionam interessantes visadas sobre o contexto histórico com relação ao Estado Novo salazarista, enquanto Ian Kershaw (1943) e René Rémond (1918–2007) analisam a situação na Europa após a Primeira Guerra Mundial, contexto no qual surge o surrealismo, abordado aqui vias os estudos de Michael Löwy (1938), André Breton (1896–1966) e Eliane Robert de Moraes (1951) Abstract: A possible link between the novels o nosso reino (2004), by the Angolan-born, Portugal-based author Valter Hugo Mãe (1971), and Histoire de l'Œil (1928), by the French writer Georges Bataille (1897–1962), the anus remains largely unexplored in canonical literature, history, society, and academia. This is one of the reasons why Mãe’s debut book was removed from Portugal’s National Reading Plan in 2017, and why Bataille’s book was originally published and distributed clandestinely and under a pseudonym. In order to understand how and why the anus became a renegade part of the body throughout history, and how this is reflected in the works in question, this dissertation carries out a comparative analysis between the two novels, exploring history, surrealism, religion, and philosophy under the hypothesis that literature, or at least a significant portion of it, tends to align with the dominant ideology of society, thereby functioning as a reflection of it, which renders the works at hand transgressive. To this end, the study is theoretically grounded in the propositions of authors such as Michel Foucault (1926–1984), offering a historical perspective on sexuality, and Javier Sáez (1965) and Sejo Carrascosa (1959), who present a contemporary view on sexuality, more specifically about the anus. Additionally, the work Erotism (2023), by Georges Bataille, contributes to the discussion of the concepts of interdict and transgression, as well as to the understanding the relationships between eroticism, violence, taboos, and religion. The works of these theorists also help illuminate the historical, sexual, and literary marginalization of the anus. Regarding literature, the contributions of Antonio Candido (1918–2017), Terry Eagleton (1943), and Antoine Compagnon (1950) are employed to articulate the relationship between literature and society, while Histoire de la littérature érotique (1993), by Sarane Alexandrian (1927 2009), is used to outline part of the trajectory of the erotic genre. Furthermore, Mikhail Bakhtin’s (1895–1975) studies are revisited to explore the subversion of order through the grotesque body in social and religious hierarchies. Concerning the historical contexts in which the two narratives unfold, Duncan Simpson (1970), Maria Luisa de Almeida Paschkes (1952), and Filipe Ribeiro de Meneses (1969) provide insightful perspectives on the historical setting of the Salazarist Estado Novo, while Ian Kershaw (1943) and René Rémond (1918–2007) examine the European situation following the First World War, the context in which surrealism emerges, discussed here through the works of Michael Löwy (1938), André Breton (1896–1966), and Eliane Robert Moraes (1951)
Collections
- Dissertações [431]