Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHaracemiv, Sonia Maria Chaves, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorTurin, Jussarapt_BR
dc.date.accessioned2025-09-16T15:30:30Z
dc.date.available2025-09-16T15:30:30Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98406
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Sonia M. C. Haracemivpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 28/06/2021pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A linguagem utilizada no ensino de Química é constituída de signos e símbolos e seu aprendizado está atrelado ao domínio das representações simbólicas do conhecimento científico da Química. Desse modo, a presente pesquisa de doutorado vem sendo mobilizada pelo problema norteador: Como a linguagem científica da Química é apreendida pelos(as) estudantes da EJA antes e após uma intervenção pedagógica freireana? A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, exploratória, do tipo pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa serão os(as) estudantes e a professora da disciplina de Química, turma do coletivo, do CEAD/CEEBJA, uma vez que o objetivo será investigar a linguagem científica da Química apreendida pelo(a) estudante na escola de EJA, antes e após uma intervenção pedagógica, em uma perspectiva freireana, buscando avaliar a aprendizagem frente à metodologia de ensino utilizada pelo(a) professor(a) junto aos(às) jovens e adultos, tendo como ponto de partida a prática social, a problematização e instrumentalização. Para tanto, foram aplicados três Instrumentos de Coleta de Dados, sendo dois aos estudantes e um para a professora. Os dados coletados foram analisados com vistas a compreender como o/a estudante de EJA aprende de forma significativa à linguagem química. Os resultados obtidos dessa investigação, com foco na linguagem, possibilitaram perceber que a forma de condução do processo de ensino contribui com mudanças na aprendizagem de Química. Assim sendo, para possibilitar uma aprendizagem significativa de Química pelos(as) estudantes é necessário repensar a organização do trabalho pedagógico e a relação entre o conhecimento do cotidiano, expresso pelos sentidos e o conhecimento científico validado pela escolapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Language is present in all learning processes as all the different areas of study need a way to communicate. In chemistry education this language is built with signs and symbols, and its absorption is tied to the learns dominance of these chemical symbols. In this way this doctoral research was started looking at the problem: How is the scientific language of Chemistry grasped by EJA students before and after a Freirean pedagogical intervention?. The research developed is qualitative, exploratory, of the action research type. The research participants will be the students and the teacher of the Chemistry discipline, a collective class, from CEAD/CEEBJA, since the objective will be to investigate the scientific language of Chemistry learned by the student in the EJA school, before and after a pedagogical intervention, from a Freirean perspective, seeking to evaluate learning in relation to the teaching methodology used by the teacher with young people and adults, having as a starting point the social practice, problematization and instrumentalization.To this end, three methods of data collection will be used, two looking at the students and one at the teachers. The data collected will be analyzed in search of learning the meanings of the content from discussions of the participants. The hope is that the investigation, with a focus on language, can help bring changes in chemical education, to better the overall learning in EJA. Therefore, to enable students to learn Chemistry significantly, it is necessary to rethink the organization of pedagogical work and the relationship between everyday knowledge, expressed by the senses and scientific knowledge confirmed by the schoolpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectQuimica - Linguagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleLinguagem e aprendizagem de química na EJApt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples