• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016001P0 Programa de Pós-Graduação em Educação
    • Teses
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Linguagem e aprendizagem de química na EJA

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - T - JUSSARA TURIN.pdf (3.151Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Turin, Jussara
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A linguagem utilizada no ensino de Química é constituída de signos e símbolos e seu aprendizado está atrelado ao domínio das representações simbólicas do conhecimento científico da Química. Desse modo, a presente pesquisa de doutorado vem sendo mobilizada pelo problema norteador: Como a linguagem científica da Química é apreendida pelos(as) estudantes da EJA antes e após uma intervenção pedagógica freireana? A pesquisa desenvolvida é de cunho qualitativo, exploratória, do tipo pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa serão os(as) estudantes e a professora da disciplina de Química, turma do coletivo, do CEAD/CEEBJA, uma vez que o objetivo será investigar a linguagem científica da Química apreendida pelo(a) estudante na escola de EJA, antes e após uma intervenção pedagógica, em uma perspectiva freireana, buscando avaliar a aprendizagem frente à metodologia de ensino utilizada pelo(a) professor(a) junto aos(às) jovens e adultos, tendo como ponto de partida a prática social, a problematização e instrumentalização. Para tanto, foram aplicados três Instrumentos de Coleta de Dados, sendo dois aos estudantes e um para a professora. Os dados coletados foram analisados com vistas a compreender como o/a estudante de EJA aprende de forma significativa à linguagem química. Os resultados obtidos dessa investigação, com foco na linguagem, possibilitaram perceber que a forma de condução do processo de ensino contribui com mudanças na aprendizagem de Química. Assim sendo, para possibilitar uma aprendizagem significativa de Química pelos(as) estudantes é necessário repensar a organização do trabalho pedagógico e a relação entre o conhecimento do cotidiano, expresso pelos sentidos e o conhecimento científico validado pela escola
     
    Abstract: Language is present in all learning processes as all the different areas of study need a way to communicate. In chemistry education this language is built with signs and symbols, and its absorption is tied to the learns dominance of these chemical symbols. In this way this doctoral research was started looking at the problem: How is the scientific language of Chemistry grasped by EJA students before and after a Freirean pedagogical intervention?. The research developed is qualitative, exploratory, of the action research type. The research participants will be the students and the teacher of the Chemistry discipline, a collective class, from CEAD/CEEBJA, since the objective will be to investigate the scientific language of Chemistry learned by the student in the EJA school, before and after a pedagogical intervention, from a Freirean perspective, seeking to evaluate learning in relation to the teaching methodology used by the teacher with young people and adults, having as a starting point the social practice, problematization and instrumentalization.To this end, three methods of data collection will be used, two looking at the students and one at the teachers. The data collected will be analyzed in search of learning the meanings of the content from discussions of the participants. The hope is that the investigation, with a focus on language, can help bring changes in chemical education, to better the overall learning in EJA. Therefore, to enable students to learn Chemistry significantly, it is necessary to rethink the organization of pedagogical work and the relationship between everyday knowledge, expressed by the senses and scientific knowledge confirmed by the school
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/98406
    Collections
    • Teses [488]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV