Convivência ética em escolas : uma análise a partir das percepções dos estudantes de colégios cívico-militares
Visualizar/ Abrir
Data
2025Autor
Czarny, Juliana Conceição da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: A presente pesquisa tem como tema a qualidade da convivência nas escolas cívico-militares. Faz parte da Linha de Pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. O objetivo geral foi identificar e analisar, a partir da perspectiva da Psicologia Moral, as percepções de estudantes de escolas cívico-militares sobre a convivência escolar, investigando se as características da convivência percebida condizem com os princípios da convivência ética, além de verificar diferenças entre escolas e relações entre esses princípios e fatores de problemas de convivência, como o bullying e o cyberbullying. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e relacional, com delineamento metodológico transversal. Os dados foram coletados presencialmente através da plataforma digital Online Pesquisa. O estudo envolveu a participação de 483 estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio (com idade média de 16 anos, DP = 1,3), de três escolas públicas e cívico-militares de um município da região metropolitana de Curitiba. O questionário continha perguntas sobre princípios da convivência ética, problemas de convivência escolar, satisfação com as escolas cívico-militares e questões sociodemográficas. A pesquisa demonstrou que mesmo existindo valores de respeito e tratamento justo nas interações com adultos e estudantes, cooperação e solidariedade entre os estudantes há falta de apoio social e respeito mútuo. O tratamento da indisciplina é predominantemente coercitivo, prejudicando a convivência ética, com poucos diálogos individuais. As regras escolares, raramente formuladas com a participação dos estudantes, têm baixa adesão, e questões de saúde mental e preconceito são pouquíssimas discutidas. Apesar de alguma organização estudantil, a representação e o envolvimento na comunidade são baixos, evidenciando um ambiente propício a contra-valores morais. A pesquisa revelou também problemas como conflitos e violência, com o bullying sendo mais frequente que o cyberbullying, enquanto preconceitos relacionados à identidade e aparência motivam violências, especialmente contra professores. A análise de diferenças nas três escolas mostrou correlações na convivência ética, mais negativa nas relações entre alunos e adultos em casos de bullying. Realizamos a análise de regressão linear, indicando que as dimensões da convivência ética impactam as ocorrências de bullying, com variações significativas entre as escolas, evidenciando a importância dos valores nas relações sociais. Os dados indicam que a valorização de princípios e a prática da democracia, elementos essenciais da convivência ética, estão ligados a uma redução nos índices de violência. Por outro lado, métodos coercitivos e a disciplina severa do modelo cívico-militar tendem a fortalecer uma moralidade heterônoma. Esse modelo cívico-militar recebe críticas devido à sua eficácia restrita e temporária, enquanto a convivência ética e o crescimento moral são promovidos por sua capacidade de fomentar ações pacíficas e autônomas que se mostram mais duradouras e sustentáveis a longo prazo. De forma geral, percebe-se um afastamento entre os valores essenciais nas relações escolares, como respeito, aceitação das diferenças, empatia e combate à discriminação, observando essa desconexão nas práticas das escolas cívico-militares analisadas. Embora essas instituições sejam regidas por normas que não favorecem uma convivência ética, os dados apresentados podem ser úteis para as escolas planejarem e implementarem ações que melhorem a qualidade da convivência na comunidade escolar Abstract: The present research focuses on the quality of coexistence in civic-military schools. It is part of the Research Line on Psychological Processes in Educational Contexts of the Graduate Program in Education at UFPR. The general objective was to identify and analyze, from the perspective of Moral Psychology, the perceptions of students in civic-military schools regarding school coexistence, investigating whether the characteristics of perceived coexistence align with the principles of ethical coexistence, as well as verifying differences between schools and relationships between these principles and factors related to coexistence problems, such as bullying and cyberbullying. This is a quantitative, descriptive, and relational study with a cross-sectional methodological design. Data was collected in person through the Online Pesquisa digital platform. The study involved the participation of 483 high school students from the 1st to the 3rd year (with an average age of 16 years, SD = 1.3) from three public and civic-military schools in a municipality in the metropolitan region of Curitiba. The questionnaire included questions about ethical coexistence principles, school coexistence problems, satisfaction with civic-military schools, and sociodemographic aspects. The research demonstrated that, despite the existence of values such as respect and fair treatment in interactions with adults and students, as well as cooperation and solidarity among students, there is a lack of social support and mutual respect. The approach to indiscipline is predominantly coercive, harming ethical coexistence, with few individualized dialogues. School rules, rarely formulated with student participation, have low adherence, and issues related to mental health and prejudice are scarcely discussed. Despite some student organization, representation and community involvement are low, revealing an environment conducive to counter-moral values. The research also revealed problems such as conflicts and violence, with bullying being more frequent than cyberbullying, while prejudices related to identity and appearance motivate acts of violence, especially against teachers. The analysis of differences among the three schools showed correlations in ethical coexistence, with more negative relationships between students and adults in cases of bullying. A linear regression analysis was conducted, indicating that the dimensions of ethical coexistence impact the occurrence of bullying, with significant variations between schools, highlighting the importance of values in social relationships. The data indicate that valuing principles and practicing democracy4essential elements of ethical coexistence4are linked to a reduction in violence rates. On the other hand, coercive methods and the strict discipline of the civic-military model tend to reinforce a heteronomous morality. This civic-military model has been criticized for its limited and temporary effectiveness, whereas ethical coexistence and moral growth are promoted by their ability to foster peaceful and autonomous actions that prove to be more lasting and sustainable in the long term. Overall, a gap is observed between essential values in school relationships, such as respect, acceptance of differences, empathy, and the fight against discrimination, with this disconnection reflected in the practices of the analyzed civic-military schools. Although these institutions are governed by norms that do not favor ethical coexistence, the data presented may be useful for schools to plan and implement actions to improve the quality of coexistence within the school community
Collections
- Dissertações [1029]