Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Camila Silveira da, 1983-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorJuliace, Anna Claudia Amaralpt_BR
dc.date.accessioned2025-09-01T16:42:56Z
dc.date.available2025-09-01T16:42:56Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/98246
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Camila Silveira da Silvapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa : Curitiba, 18/02/2025pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente tese teve como objetivo propor indicadores socioculturais para análises de exposições em museus de ciências, considerando sua função educativa e dimensões da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica, que articula circuitos expositivos em museus de ciências e suas potencialidades do ponto de vista socioculturalmente sustentável. O método adotado na pesquisa incluiu ampla revisão bibliográfica, com consultas a bases de dados nacionais e internacionais, além da análise de documentos normativos e acadêmicos acerca de aspectos da museologia, educação museal e dimensões de sustentabilidade. Mais do que a exploração de conceitos, procurou-se estabelecer a relação entre os mesmos, congregando, além dos aspectos educativos, os socioculturais, sustentáveis, e expositivos, propondo que o resultado dessa análise, fosse aplicado como possibilidade de ferramentas práticas na análise de circuitos expositivos. Os resultados indicam que museus de ciência e suas exposições possuem não somente, grandes potenciais educativos e sociais, mas também características, que fazem desses espaços, locais importantes para promoção de atitudes e ideias no âmbito da sustentabilidade sociocultural por meio de ações de divulgação científica. A pesquisa propõe 75 indicadores socioculturais organizados em três blocos avaliativos, referentes a diferentes momentos expográficos, que podem auxiliar na análise de circuitos expositivos por trabalhadores de museus. Nesses momentos a intenção é que aspectos como alinhamento com as expectativas dos visitantes, pertinência social, a garantia de estratégias comunicativas que garantam a acessibilidade expositiva e as impressões do público, dentre outros fatores, possam ser avaliados e considerandos pelos trabalhadores do museu. O objetivo da avaliação proposta é possibilitar interpretações qualitativas e quantitativas por meio de escalas e gráficos, que apoiem e otimizem decisões da equipe multidisciplinar que atua nas exposições. Delinear esses indicadores pode ser uma forma de fortalecer a função social dos museus, auxiliando na criação de circuitos expositivos mais inclusivos, interativos e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This thesis aims to propose sociocultural indicators for analyzing exhibitions in science museums, taking into account their educational function and sustainability dimensions. This is a qualitative theoretical study that articulates exhibition circuits in science museums and their potential from a sociocultural sustainability perspective. The research method adopted included an in-depth documentary analysis, consultations of national and international databases, and the analysis of normative and academic documents on aspects of museology, museum pedagogy, and sustainability dimensions. More than a conceptual exploration, the objective was to establish the connections between them, combining, in addition to educational aspects, sociocultural, sustainability, and exhibition aspects. The results of this analysis could be used as practical tools for analyzing exhibition circuits. The results indicate that science museums and their exhibitions not only possess great educational and social potential, but also characteristics that make them ideal places to promote attitudes and ideas regarding sociocultural sustainability through science outreach activities. The research proposes 75 sociocultural indicators organized into three evaluation blocks, referring to different exhibition moments, to help museum managers analyze exhibition circuits. At this stage, the objective is to evaluate and consider aspects such as the fit with visitor expectations, social relevance, the implementation of communication strategies that guarantee the accessibility of exhibitions, and the public's impression, among other factors. The objective of the proposed evaluation is to enable qualitative and quantitative interpretations, using scales and graphs, that support and optimize the decisions of the multidisciplinary team working on the exhibitions. Defining these indicators can strengthen the social function of museums, contributing to the creation of exhibition circuits that are more inclusive, interactive and aligned with the Sustainable Development Goals (SDGs).pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMuseus de ciênciapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectMuseus - Exposiçõespt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEducação em museus de ciências e sustentabilidade : proposição de indicadores socioculturais para a analise de exposiçõespt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples