dc.contributor.advisor | Rosa, Carlos Eurico Galvão, 1986- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.creator | Santos, Larissa Sebastiana Ribeiro dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T17:05:22Z | |
dc.date.available | 2025-08-18T17:05:22Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97994 | |
dc.description | Orientador: Prof. Carlos Eurico Galvão Rosa | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus Jandaia do Sul, Curso de Licenciatura em Ciências Exatas | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo aborda o uso do jogo tradicional africano Mancala como ferramenta pedagógica interdisciplinar no Ensino Fundamental - Anos Finais. O Mancala, um jogo milenar de raciocínio lógico, foi utilizado para integrar conteúdos de Matemática, História e Geografia, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pedagógica deste trabalho destaca a aplicabilidade do jogo para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a análise estratégica, a resolução de problemas e a valorização da diversidade cultural. A metodologia da presente pesquisa inclui a contextualização histórica do Mancala como patrimônio cultural africano, a apresentação de suas regras e uma prática reflexiva, com ênfase em padrões numéricos e estratégias. A avaliação considerou a participação ativa, o uso de estratégias, a aplicação de conceitos matemáticos e a reflexão cultural dos alunos. Os resultados demonstraram que o Mancala promove engajamento, aprendizado significativo e integração entre disciplinas, destacando a importância da ludicidade na educação. Além disso, o estudo reforçou a relevância de reconhecer as contribuições africanas para a ciência e a educação, evidenciando como jogos tradicionais podem ser poderosos instrumentos pedagógicos para fomentar o pensamento crítico e a valorização cultural | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio (Lógica) | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Jogos - Educação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Africanos | pt_BR |
dc.title | Uma proposta do Mancala como jogo didático para a Educação Básica | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |