Uma proposta do Mancala como jogo didático para a Educação Básica
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Data
2025Autor
Santos, Larissa Sebastiana Ribeiro dos
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Resumo : O presente estudo aborda o uso do jogo tradicional africano Mancala como ferramenta pedagógica interdisciplinar no Ensino Fundamental - Anos Finais. O Mancala, um jogo milenar de raciocínio lógico, foi utilizado para integrar conteúdos de Matemática, História e Geografia, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pedagógica deste trabalho destaca a aplicabilidade do jogo para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a análise estratégica, a resolução de problemas e a valorização da diversidade cultural. A metodologia da presente pesquisa inclui a contextualização histórica do Mancala como patrimônio cultural africano, a apresentação de suas regras e uma prática reflexiva, com ênfase em padrões numéricos e estratégias. A avaliação considerou a participação ativa, o uso de estratégias, a aplicação de conceitos matemáticos e a reflexão cultural dos alunos. Os resultados demonstraram que o Mancala promove engajamento, aprendizado significativo e integração entre disciplinas, destacando a importância da ludicidade na educação. Além disso, o estudo reforçou a relevância de reconhecer as contribuições africanas para a ciência e a educação, evidenciando como jogos tradicionais podem ser poderosos instrumentos pedagógicos para fomentar o pensamento crítico e a valorização cultural
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