• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Exatas (Jandaia do Sul)
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma proposta do Mancala como jogo didático para a Educação Básica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    M_LARISSA_SEBASTIANA.pdf (15.95Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Santos, Larissa Sebastiana Ribeiro dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo aborda o uso do jogo tradicional africano Mancala como ferramenta pedagógica interdisciplinar no Ensino Fundamental - Anos Finais. O Mancala, um jogo milenar de raciocínio lógico, foi utilizado para integrar conteúdos de Matemática, História e Geografia, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A proposta pedagógica deste trabalho destaca a aplicabilidade do jogo para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, a análise estratégica, a resolução de problemas e a valorização da diversidade cultural. A metodologia da presente pesquisa inclui a contextualização histórica do Mancala como patrimônio cultural africano, a apresentação de suas regras e uma prática reflexiva, com ênfase em padrões numéricos e estratégias. A avaliação considerou a participação ativa, o uso de estratégias, a aplicação de conceitos matemáticos e a reflexão cultural dos alunos. Os resultados demonstraram que o Mancala promove engajamento, aprendizado significativo e integração entre disciplinas, destacando a importância da ludicidade na educação. Além disso, o estudo reforçou a relevância de reconhecer as contribuições africanas para a ciência e a educação, evidenciando como jogos tradicionais podem ser poderosos instrumentos pedagógicos para fomentar o pensamento crítico e a valorização cultural
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97994
    Collections
    • Licenciatura [12]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV