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    Poética do horror : mímesis & weird fiction em H. P. Lovecraft

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    R - D - MARIANA SANTOS FREITAS MARTINS DA SILVA.pdf (1.764Mb)
    Data
    2025
    Autor
    Silva, Mariana Santos Freitas Martins da
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Propõe-se com esta dissertação a análise da obra de H. P. Lovecraft, buscando derivar uma espécie de Poética de sua weird fiction que demonstre de que maneira forma e conteúdo ali estabelecem uma unidade que remete a aspectos inerentemente desconhecidos da realidade. Marcada por inegável densidade retórica e deliberada exploração da (im)possibilidade de representação do real, argumenta-se que a ficção de Lovecraft fornece elementos que convidam à reflexão sobre a tradição mimética em sua exploração do insólito — investindo na subversão da definição do real ligada às convenções realistas, dialogando com os condicionantes filosóficos, políticos e culturais da tradição literária e tematizando o papel da arte moderna. A pesquisa, em vista disso, busca examinar como as narrativas do autor e seu realismo weird se articulam ao debate sobre mímesis nos estudos literários. Como objetivo findo, propõe-se a análise de aspectos de alguns dos contos mais representativos da ficção lovecraftiana, bem como de sua produção não ficcional, ensaística e epistolar, à luz do desenvolvimento teórico metodológico proposto por Erich Auerbach em Mimesis: A Representação da Realidade na Literatura Ocidental, segmentada a partir da hierarquização estabelecida na Poética de Aristóteles — composição do enredo (mýthos), constituição dos caracteres (?the), pensamento introduzido (dianóia), elocução (léxis) e, no caso de Lovecraft, construção da atmosfera
     
    Abstract: This thesis aims to analyse the works of H. P. Lovecraft, seeking to derive a sort of Poetics from his weird fiction that demonstrates how form and content establish a unity that refers to inherently unknown aspects of reality. Distinguished by its indisputable rhetorical density and deliberate exploration of the (im)possibility of representing the real, it is argued that Lovecraft’s fiction provides elements that invite reflection in regards to the mimetic tradition in its exploration of the uncanny — investing in the subversion of the definition of the real linked to realist conventions, engaging with the philosophical, political and cultural conditioning factors of literary tradition and thematising the role of modern art. The study, therefore, seeks to examine how the author’s narratives and his weird realism articulate the debate on mímesis in literary studies. The main purpose is to analyse aspects of some of the most representative short stories of Lovecraft’s fiction, as well as his non-fictional, essayistic and epistolary production, in light of the theoretical-methodological development proposed by Erich Auerbach in Mimesis: The Representation of Reality in Western Literature, segmented in accordance with the hierarchy established in Aristotle’s Poetics — plot composition (mýthos), character constitution (?the), introduced thought (dianóia), elocution (léxis) and, in Lovecraft’s case, construction of atmosphere
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/97828
    Collections
    • Dissertações [426]

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