Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSegatto, Andrea Paulapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.creatorVaz, Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2025-08-06T13:56:37Z
dc.date.available2025-08-06T13:56:37Z
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97774
dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Andréa Paula Segattopt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse estudo teve como objetivo central analisar os impactos financeiros da aplicação da Inteligência Artificial (IA) nas empresas, com ênfase na adoção de chatbots como ferramenta estratégica. Atualmente, as empresas estão investindo cada vez mais em tecnologias baseadas em IA para coletar dados de usuários e clientes, visando potencializar seus resultados. Mas a IA vai além do simples mapeamento do ciclo de vida do cliente, ela pode ampliar a visão estratégica da liderança ao ajudar a identificar processos ineficientes, automatizar rotinas manuais por meio de fluxos automatizados e realizar a coleta de dados de forma precisa para direcionar a estratégia da companhia. Além disso, a inteligência artificial pode contribuir para melhorar as margens da empresa, gerando um retorno mais significativo sobre os investimentos realizados. Existem dois tipos principais de inteligência artificial, a preditiva, que foca na análise de dados para prever eventos futuros e apoiar na tomada de decisões, e a generativa, que é capaz de criar novos conteúdos a partir dos dados aprendidos, oferecendo soluções criativas e inovadoras. Dois sistemas que integram funcionalidades preditivas e generativas e estão entre as tecnologias mais acessíveis e amplamente aplicadas estão os chatbots e assistentes virtuais. A investigação realizada nesse estudo foi fundamentada em estudos de caso e exemplos práticos, explorando de que maneira essas tecnologias estão reformulando processos internos e interações externas nas organizações, por meio da adoção do BotVendas como ferramenta estratégica. Os resultados do estudo indicaram um impacto significativo na produtividade e no faturamento do distribuidor, com destaque para o segmento de perfumaria, que apresentou um crescimento contínuo em sua representatividade, d demonstrando a capacidade de intervenção da solução proposta (BotVendas), não apenas em ferramentas operacionais, mas também para alavancar estratégicas que impulsionem os resultados das empresaspt_BR
dc.description.abstractAbstract: The main objective of this study was to analyze the financial impacts of the application of Artificial Intelligence (AI) in companies, with an emphasis on the adoption of chatbots as a strategic tool. Currently, companies are increasingly investing in AI-based technologies to collect user and customer data, aiming to enhance their results. But AI goes beyond simply mapping the customer lifecycle. It can broaden the strategic vision of leadership by helping to identify inefficient processes, automate manual routines through automated flows, and accurately collect data to guide the company's strategy. In addition, artificial intelligence can help improve company margins, generating a more significant return on investments made. There are two main types of artificial intelligence: predictive, which focuses on analyzing data to predict future events and support decision-making, and generative, which is capable of creating new content from learned data, offering creative and innovative solutions. Two systems that integrate predictive and generative functionalities and are among the most accessible and widely applied technologies are chatbots and virtual assistants. The research carried out in this study was based on case studies and practical examples, exploring how these technologies are reshaping internal processes and external interactions in organizations, through the adoption of BotVendas as a strategic tool. The results of the study indicated a significant impact on the productivity and revenue of the distributor, with emphasis on the perfumery segment, which showed continuous growth in its representation, demonstrating the intervention capacity of the proposed solution (BotVendas), not only in operational tools, but also to leverage strategies that drive company resultspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligencia artificial - Processamento de dadospt_BR
dc.subjectVendas - Marketingpt_BR
dc.subjectChatbotspt_BR
dc.titleAplicabilidade da inteligência artificial para alavancar o resultado da empresapt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples