Mostrar registro simples

dc.contributorCorreia, Monytcheli Fernandespt_BR
dc.contributor.advisorSallai, Claudia Maria, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSantos, Maria Eduarda Marcon dospt_BR
dc.date.accessioned2025-07-31T17:42:15Z
dc.date.available2025-07-31T17:42:15Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97678
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhofferpt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Desde o início da educação surda a comunidade passou por grandes dificuldades e processos de retrocesso. Inicialmente esse grupo foi excluído, depois censurado de sua cultura para então uma aceitação e uma maior autonomia do aluno e aluna surdos pudesse ser implementada. O objetivo deste estudo compreende a criação de um modelo didático para estudantes surdos, além de um vídeo que servirá como material de apoio para o intérprete e para professores e estudantes. A princípio foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema, visto que possui certa complexidade, mas também grande relevância para o entendimento da realidade da comunidade surda. O objetivo desse estudo foi dividido na produção de um modelo didático do processo de sinapse do neurônio mielínicos e amielínicos e na gravação de vídeos com produção de um glossário em LIBRAS e 3 vídeos explicativos que abordavam o conteúdo do modelo. Para sua realização a análise do conteúdo de 3 livros didáticos de 2018 do segundo ano do ensino médio foi feita. A partir disso uma tabela com os termos específicos foi elaborada, registrando as palavras que são utilizadas para abordar o conteúdo. Posteriormente um roteiro para a gravação dos vídeos foi escrito para a organização da interpretação em LIBRAS, resultando em vídeos que foram publicados na plataforma digital Youtube. Concomitantemente, nesse período um modelo didático foi confeccionado com materiais de baixo custo. Destaca-se a necessidade da produção de novos modelos didáticos voltados para a educação de estudantes surdos, além da criação de termos específicos na área biológica, especificamente na fisiologiapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.subjectBiologia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleElaboração de material didático para estudantes surdos do ensino médio no ensino de fisiologiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples