| dc.contributor | Correia, Monytcheli Fernandes | pt_BR |
| dc.contributor.advisor | Sallai, Claudia Maria, 1965- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.creator | Santos, Maria Eduarda Marcon dos | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-07-31T17:42:15Z | |
| dc.date.available | 2025-07-31T17:42:15Z | |
| dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/97678 | |
| dc.description | Orientador: Profa. Dra. Claudia Maria Sallai Tanhoffer | pt_BR |
| dc.description | Monografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo : Desde o início da educação surda a comunidade passou por grandes dificuldades e processos de retrocesso. Inicialmente esse grupo foi excluído, depois censurado de sua cultura para então uma aceitação e uma maior autonomia do aluno e aluna surdos pudesse ser implementada. O objetivo deste estudo compreende a criação de um modelo didático para estudantes surdos, além de um vídeo que servirá como material de apoio para o intérprete e para professores e estudantes. A princípio foi realizada uma pesquisa bibliográfica do tema, visto que possui certa complexidade, mas também grande relevância para o entendimento da realidade da comunidade surda. O objetivo desse estudo foi dividido na produção de um modelo didático do processo de sinapse do neurônio mielínicos e amielínicos e na gravação de vídeos com produção de um glossário em LIBRAS e 3 vídeos explicativos que abordavam o conteúdo do modelo. Para sua realização a análise do conteúdo de 3 livros didáticos de 2018 do segundo ano do ensino médio foi feita. A partir disso uma tabela com os termos específicos foi elaborada, registrando as palavras que são utilizadas para abordar o conteúdo. Posteriormente um roteiro para a gravação dos vídeos foi escrito para a organização da interpretação em LIBRAS, resultando em vídeos que foram publicados na plataforma digital Youtube. Concomitantemente, nesse período um modelo didático foi confeccionado com materiais de baixo custo. Destaca-se a necessidade da produção de novos modelos didáticos voltados para a educação de estudantes surdos, além da criação de termos específicos na área biológica, especificamente na fisiologia | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
| dc.subject | Fisiologia | pt_BR |
| dc.subject | Biologia - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
| dc.title | Elaboração de material didático para estudantes surdos do ensino médio no ensino de fisiologia | pt_BR |
| dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |