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dc.contributorAlmeida, Carolina Cardosopt_BR
dc.contributor.advisorOliveira, Odisséa Boaventura de, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.creatorSouza, Bruna Estefany Lemos dept_BR
dc.date.accessioned2025-07-28T20:59:52Z
dc.date.available2025-07-28T20:59:52Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/97612
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Odisséa Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Graduação em Ciências Biológicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A militarização das escolas públicas brasileiras se insere em um contexto de grandes embates políticos, que adveio de um longo período de crise econômica do país, sentido até os dias atuais. Nesse cenário de incertezas quanto ao destino da educação básica brasileira, aumento da imposição de padrões e intolerância nos âmbitos sociais, a criação de escolas cívico-militares é fundada sobre o pressuposto de melhorar a disciplina das(os) estudantes e consequentemente a qualidade de ensino, em vista disso, a presente pesquisa visa apresentar uma análise sobre as mudanças vivenciadas nas atividades pedagógicas e nas relações sociais em escolas públicas cívico-militares a partir da visão de gestoras(es) educacionais e professoras(es). Para tanto, foi realizada uma revisão de literatura com a análise de documentos oficiais e dos referenciais teóricos que tratam da militarização das escolas civis, o levantamento bibliográfico compreendeu publicações do período de 2016 até 2022, além disso, foi realizada uma pesquisa de campo de caráter quantitativo e qualitativo com a realização de entrevistas com gestoras educacionais e questionários com professoras(es), esse levantamento ocorreu em duas escolas públicas do munícipio de Curitiba, Estado do Paraná. Os resultados do estudo destacam de modo positivo a sensação de segurança no espaço escolar e de modo negativo a falta de preparo e qualificação dos militares inativos que atuam nas escolas, das quais 89,28% das(os) professoras(es) participantes consideram positivo em algum nível o trabalho conjunto das(os) profissionais da educação e militares, porém não há um consenso até o momento quanto à necessidade da participação de militares na gestão escolar e quanto à influência da modalidade no sucesso do ensino-aprendizagem quando comparado ao ensino regular. A pesquisa demonstrou que o programa cívico-militar, embora visto como benéfico em alguns pontos, mostra-se diante de problemas funcionais e alerta para o estabelecimento de diferenças e exclusões que impactam no desenvolvimento da educação pública e na vida social das(os) estudantes. Além de indicar a importância da realização de outros estudos que busquem elucidar as problemáticas expostas nas observações desta pesquisapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação militarpt_BR
dc.subjectMilitarizaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleAnálise da implementação de escolas cívico-militares segundo a percepção de professoras(es) e gestoras(es) educacionaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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