Mulheres negras cotistas do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em educação da Universidade Federal do Paraná e a construção de suas identidades como pesquisadoras
Resumo
Resumo: A discussão sobre cotas raciais na Pós-Graduação é de longa data, porém somente em 2023 foi sancionada a Lei nº 14.723 que institui as cotas raciais nesta etapa da educação brasileira. Assim, o objetivo desta dissertação foi analisar a trajetória de mulheres negras cotistas do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal do Paraná que entraram no período de 2019 a 2022 e os elementos que constituíram suas identidades como intelectuais. Dialogamos, especialmente, com autoras Conceição Evaristo (2020), Sueli Carneiro (2023), bell hooks (2019, 2022), Lelia Gonzalez (1984, 1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2002, 2005, 2017), Patricia Hill Collins (2019, 2021, 2022), Livia Santana Vaz (2022) e Grada Kilomba (2019) que refletem sobre os conceitos de intelectualidade, identidade negra, cotas raciais, Feminismo Negro e interseccionalidade. A pesquisa é qualitativa tendo como metodologia as narrativas autobiográficas e a escrevivências. As interlocutoras desta pesquisa foram quatro pós-graduandas autodeclaradas negras oriundas de diferentes de Linhas de Pesquisas. Foram realizadas conversas individuais e uma coletiva. Para a análise dos dados produzidos acionamos a metodologia Análise Crítica de Narrativas e Atribuição de Sentido (ACNAS). Os resultados indicam que as interlocutoras possuem uma identidade de pesquisadora negra definida compreendendo a importância da presença e da produção científica de mulheres negras na Pós-Graduação em Educação. Entendem suas pesquisas como parte importante na construção de um campo científico diverso e equânime e apontam as redes de apoio construídas nas universidades por outras mulheres negras como fundamentais para o acesso, permanência e conclusão das pesquisas e construção de um corpo de negras intelectuais. Abstract: The discussion about racial quotas in Postgraduate education has been ongoing for a long time, but it was only in 2023 that Law No. 14,723 was enacted, establishing racial quotas at this stage of Brazilian education. Thus, the objective of this dissertation was to analyze the trajectory of Black women scholarship holders in the Graduate Program in Education (PPGE) at the Federal University of Paraná who entered between 2019 and 2022, and the elements that constituted their identities as intellectuals. We engage, especially, with authors Conceição Evaristo (2020), Sueli Carneiro (2023), bell hooks (2019, 2022), Lelia Gonzalez (1984, 1988, 2020), Nilma Lino Gomes (2002, 2005, 2017), Patricia Hill Collins (2019, 2021, 2022), Livia Santana Vaz (2022), and Grada Kilomba (2019) who reflect on the concepts of intellectuality, black identity, racial quotas, Black Feminism, and intersectionality. The research is qualitative, using autobiographical narratives and "escrevivências" as its methodology. The participants in this research were four self-identified Black postgraduate students from different Research Lines. Individual conversations and one group discussion were conducted. For the analysis of the produced data, we employed the Critical Narrative Analysis and Meaning Attribution methodology (ACNAS). The results indicate that the interlocutors have a defined identity as Black researchers, understanding the importance of the presence and scientific production of Black women in Graduate Studies in Education. They understand their research as an important part of building a diverse and equitable scientific field and point out that the support networks built in universities by other Black women are essential for access, retention, and completion of research, as well as for the development of a body of Black intellectuals
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