O livro didático educação moral, cívica e política da Editora Michalany : sua materialidade e narrativa histórica (1971)
Resumo
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa é o livro didático Educação Moral, Cívica e Política, publicado pela Editora Michalany em 1970 e reeditado em 1971, escrito por Douglas Michalany e Ciro de Moura Ramos. O objetivo se refere à problematização das narrativas históricas presente nesse livro destinado aos professores e estudantes, por meio da análise da materialidade e das narrativas, examinando como os autores Michalany e Ramos se apropriaram dos programas curriculares disponíveis. Busca-se identificar quais representações históricas fizeram do Brasil e como essas representações se relacionam com suas concepções sobre educação, moral e civismo. O referencial teórico desta pesquisa se baseia nas considerações de Alain Choppin (2002, 2004) e Circe Bittencourt (1993) sobre o livro didático enquanto objeto histórico, analisando suas funções referenciais e ideológicas. Deste modo, são incorporados os princípios da operacionalização do conceito de representação, conforme proposto por Roger Chartier (1988, 1997, 2010, 2011, 2017). As fontes de pesquisa correspondem a livros didáticos de Educação Moral e Cívica (EMC), periódicos, programas curriculares, além de leis e determinações governamentais. Os resultados evidenciam que a obra de Michalany e Ramos (1971) cumpriu uma função referencial ao programa curricular, desempenhando sua função ideológica difundindo a da Doutrina de Segurança Nacional. A Editora Michalany adotou práticas editoriais que visavam maximizar seus lucros, como a segmentação dos conteúdos de EMC em diferentes volumes, como no caso da coleção Vultos da Pátria. Além disso, a editora lançou diferentes versões do mesmo livro – incluindo uma edição enciclopédica e outra em formato opúsculo – e adotou estratégias de comercialização que incluíam a venda porta a porta, a distribuição de exemplares de cortesia a professores e outras táticas para ampliar sua presença no mercado educacional. A análise revelou que o livro reforçava uma perspectiva de história linear e positivista, enaltecendo a ordem, a disciplina, baseados no o patriotismo, na moral cristã, no anticomunismo e de uma cidadania passiva, como princípios fundamentais da identidade nacional. Além disso, constatou-se que a materialidade do livro, desde sua encadernação até a escolha de ilustrações, reforçava sua função de manual normativo dentro do contexto escolar da época. Outro ponto central identificado foi a construção de um representação otimista da História do Brasil, no qual os eventos históricos são apresentados de maneira a estabelecer uma continuidade entre passado, presente e futuro. Essa perspectiva buscava construir uma consciência histórica (Rüsen, 2015) que legitimasse o regime vigente, na qual o presente era visto como uma evolução natural e positiva de um passado glorioso, reforçando a estabilidade e a necessidade de preservação da ordem em tempos de ditadura civil militar Abstract: The object of study in this research is the textbook Educação Moral, Cívica e Política, published by Editora Michalany in 1970 and reissued in 1971, authored by Douglas Michalany and Ciro de Moura Ramos. The objective is to critically examine the historical narratives present in this textbook, intended for teachers and students, by analyzing both its material aspects and its narratives. The study investigates how Michalany and Ramos appropriated the available curricular programs, seeking to identify the historical representations of Brazil constructed in the book and how these representations relate to their conceptions of education, morality, and civism. The theoretical framework of this research is based on the considerations of Alain Choppin (2002, 2004) and Circe Bittencourt (1993) regarding the textbook as a historical object, analyzing its referential and ideological functions. In this sense, the study incorporates the principles of operationalizing the concept of representation, as proposed by Roger Chartier (1988, 1997, 2010, 2011, 2017). The research sources include textbooks on Moral and Civic Education (MCE), periodicals, curricular programs, as well as laws and governmental regulations. The findings indicate that Michalany and Ramos’s (1971) textbook fulfilled a referential function by aligning with the official curricular program while also serving an ideological function by disseminating the National Security Doctrine. Editora Michalany adopted editorial strategies aimed at maximizing profits, such as segmenting MCE content into multiple volumes, as seen in the Vultos da Pátria collection. Additionally, the publisher released different versions of the same book—including an encyclopedic edition and a pamphlet format—and implemented marketing strategies such as door-to-door sales, the distribution of complimentary copies to teachers, and other tactics to expand its presence in the educational market. The analysis reveals that the textbook reinforced a linear and positivist historical perspective, emphasizing order and discipline as fundamental principles of national identity, alongside patriotism, Christian morality, anti-communism, and a passive conception of citizenship. Furthermore, the material aspects of the book, from its binding to the selection of illustrations, reinforced its function as a normative manual within the school context of the time. Another central finding is the construction of an optimistic representation of Brazilian history, in which historical events are presented in a way that establishes continuity between the past, present, and future. This perspective aimed to shape a historical consciousness (Rüsen, 2015) that legitimized the ruling regime, portraying the present as a natural and positive evolution from a glorious past, thus reinforcing stability and the necessity of preserving order during the civil-military dictatorship
Collections
- Dissertações [1016]
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito
Salgado, Andressa Mattos (2012)Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ... -
Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba
Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ... -
O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba
Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...